V Ciclo de Minorias

Direitos Humanos
Cartaz do Evento: 
 06/11/2018 - 19:00 até 09/11/2018 - 22:00

Apresentação

Nos dias 6 a 9 de novembro acontecerá o V Ciclo de Minorias na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. O evento visa problematizar as relações de dominação entre diferentes grupos que compõem a sociedade e questionar a determinação de padrões e os comportamentos discriminatórios.

Além de promover discussões e reflexões sobre as lutas e direitos dos grupos historicamente marginalizados, o V Ciclo de Minorias promoverá atividades acerca dos esforços de indivíduos e educadores para uma sociedade mais igualitária e preparada para compreender e atender as demandas específicas destes grupos.

Neste ano, a discussão se coloca em face das atuais perdas de direito da população com a aprovação de diferentes emendas constitucionais e da insuficiência de políticas públicas voltadas para a proteção de grupos em situação de desvantagem social.

Os interessados podem se inscrever pelo formulário ou no stand de credenciamento que estará disponível nos dias 5 e 6 de novembro, saguão do Bloco B no Campus Pontal.

 

Mais informações:

E-mail: vciclodeminoriaspontal@gmail.com

Programação

Cronograma

06/11:

19h: Apresentação cultural e Mesa Redonda de Abertura - Quem são as minorias? Contextualização e discussão sobre as políticas públicas. Convidadas (os): Profa. Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela Prof. Dr: Astrogildo Fernandes da Silva Júnior.

Local: Auditório I

07/11:

9h: Mesa Redonda - Os impactos da imigração para a educação infantil. Convidado: Prof. Rogério Fernando Pires.

Local: Auditório III

14h: Mesa Redonda - Democracia e Estado de direito: os movimentos sociais na atual conjuntura. Convidadas (os): Julliene Alves Freitas Carlos Antônio dos Santos Luiz Gustavo de Souza Araújo Jaqueline Aparecida Souza Franco.

Local: Auditório I

08/11:

9h: Oficina - Técnicas para confecção de material didático inclusivo. Convidadas (os): Carlos Alberto Travessa Júnior Amanda Silva de Oliveira.

Local: Sala B202

14h: Mesa Redonda - O protagonismo das mulheres no campo. Convidadas (os): Acampamento Piedade Barreiro Acampamento Arco-Íris.

Local: Auditório I

09/11:

19h: Palestra de encerramento - Escolas de Educação Especial. Convidada: Profa. Katiuce Cristine Araujo Ribeiro

Local: Auditório I

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Pontal - Bloco(s) Auditórios
Tipo de evento: 
Natureza do evento: