Simpósio Ambiental

VI Simpósio da Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

Cidades Inteligentes: uma abordagem dos objetivos de desenvolvimento sustentável
 18/09/2023 - 08:00 até 22/09/2023 - 17:00
   simposioambiental.ufu@gmail.com   Instagram Linkedin    (34) 2512-6735

Apresentação

O evento mais esperado de 2023 está sendo organizado! Mais uma vez abrimos espaço e caminho para agregar conhecimentos produzidos na universidade às vivências sociais e ao meio ambiente. Promovendo debates e divulgação, com o auxílio de várias entidades, o VI Simpósio da Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-Graduação em Qualidade Ambiental tem como tema "Cidades Inteligentes: Uma abordagem dos objetivos de desenvolvimento sustentável"! 

Estamos muito animados para realizar um evento que reunirá diversos trabalhos e palestras sobre uma temática de relevância internacional. A união de desenvolvimento tecnológico com sustentabilidade tem sido pauta vital, assim, queremos apresentar o que há de melhor e essencial sobre os trabalhos em cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - nossos famosos "ODS"! 

Fiquem atentos por aqui que mais informações serão divulgadas! Aguardamos a presença de todos vocês!

Programação

 

 

                                           

* Programação preliminar e sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Palestrantes

Alexandre Cardoso

Professor e pesquisador da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT), atuando principalmente nos seguintes temas: realidade

Antônia Sheila

Pesquisadora do Colaborador de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CCTIS), atuando na linha de pesquisa: governanç

Melchior J T Júnior

Professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas (INBIO), atua na linha de pesquisa: educação ambiental e form

Doutorado em Ciências na USP pelo Programa de Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CNEN/

Jaluza Borsatto

Docente e orientadora de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/FAGEN-UFU) e líder do Grupo de Pes

CEO da Planet Smart City no Brasil e cofundadora da Planet ao lado do CEO Global, Giovanni Savio.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago

Lote

Discente

Profissional

Lote Promocional (09/06 a 16/06/2023)

45,00

60,00

Inscrição Social (09/06 a 16/09/2023)

45,00

-

1 º Lote (09/06 a 24/07/2023)

50,00

70,00

2º Lote (25/07 a 15/09/2023)

60,00

80,00

Prezado participante,

O SIAMB 2023 será realizado de forma presencial.

1- Para novas inscrições, clique no link https://sistemas.fau.org.br/participante/index.xhtml?idevento=826 

2- Preencher a ficha de inscrição criando login e senha para acessar a área restrita no site do evento. A área restrita é o espaço reservado ao inscrito para acompanhar o registro de sua inscrição, enviar trabalho e alterar dados básicos de acesso. A data limite para pagamento do boleto é de dois dias após a emissão do mesmo.

3- Após o pagamento da taxa de inscrição o inscrito receberá confirmação no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, em um prazo máximo de 3 dias úteis;

4- Os participantes que efetuaram sua inscrição, mas não lembram sua senha devem acessar recuperar senha, que será enviada ao e-mail cadastrado (que deverá ser e-mail pessoal) em sua inscrição.

 

 

Em caso de dúvidas ou informações, entre em contato com simposioambiental.ufu@gmail.com

Localização

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia / MG - 38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5S

Organização

A organização do VI Simpósio da Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-Graduação em Qualidade Ambiental está composto pelos docentes Beatriz Vieira, Bruna Fernada Faria Oliveira, Sueli Moura Bertolino, Vinicius de Oliveira Kuhn e pelos discentes Allan Britis Pinheiro Rocha, Caroline Yuka Mori Saito, Daniel de Oliveira Martins, Ellen Cristina Gazzotto Soares Almeida, Érica Rizzo Portilho, Geissielen Lauriuchi, Henrique Humberto Caixeta de Oliveira, Júlia de Souza Maia, Lara Sales Lima, Letícia Nayara Lino de Moura, Lucas Menezes Santos, Milena Garrido Souza, Nathalia Souza Carneiro e Vilson Franco de Oliveira, responsáveis pela gestão financeira, patrocínio, palestrantes e minicursos, marketing e comunicação e científica.

 

 

Submissão de Trabalhos

        1. DISPOSIÇÕES GERAIS 

1.1. Os trabalhos técnico-científicos aceitos, serão única e exclusivamente no formato de Resumo Expandido, devendo ser submetidos até 21 de agosto de 2023 às 23h59min. 

1.2. Os trabalhos deverão ser inéditos em relação a outros simpósios, congressos ou publicações técnicas, nacionais e internacionais, e representar uma contribuição real ao desenvolvimento da Engenharia Sanitária e Ambiental e Ciências Ambientais. 

1.3. Não serão aceitos trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa. 

1.4. Os trabalhos que não respeitarem as normas de submissão do presente documento serão desconsiderados pela Comissão Organizadora.  

1.5. Ao submeter seu trabalho, o(a)(s) autor(a)(es) estará automaticamente autorizando a Comissão Organizadora a utilizar a obra de sua autoria, em publicação digital, na internet, e em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia, sem restrição de prazo. 

      2. SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS 

2.1.Os resumos expandidos deverão ser submetidos apenas na plataforma da FAU, link disponibilizado no final desta página. Será desconsiderada qualquer versão recebida através de outro meio.

2.2.A submissão dos resumos expandidos deverá ser realizada a partir das 08h00min do dia 09 de junho de 2023 até às 23h59min do dia 21 de agosto de 2023. 

2.3.A primeira versão do trabalho a ser submetida deverá estar sem a identificação dos autores e contato, conforme os modelos disponibilizados pela comissão. Após aceite e correções deverá ser enviada a versão definitiva com identificação e contato dos autores.  

2.4.Pelo menos um dos autores do trabalho deve estar inscrito no evento para que o trabalho seja publicado nos anais.  

2.5.Cada participante inscrito terá direito a submeter até 03 (três) resumos expandidos como autor principal, no entanto, não há limite de participação como coautor. 

2.6.  Durante a submissão será necessário informar o e-mail apenas do autor que está submetendo o trabalho. 

2.7. No processo de submissão, o participante deverá classificar o seu resumo expandido a partir dos eixos temáticos estabelecidos pela Comissão Organizadora no Anexo I deste documento. 

2.8. Os resumos expandidos deverão ser classificados em apenas um eixo temático (disponibilizado no final desta página). 

2.9. Os subeixos e subtemas presentes no Anexo I servem apenas para orientar na classificação do eixo temático, devido à multidisciplinaridade de alguns eixos em específico. 

2.10. Os trabalhos técnico-científicos deverão seguir rigorosamente as exigências estabelecidas neste documento e serem submetidos no formato do template de resumo expandido disponibilizado pela Comissão Organizadora.  

2.11. Apenas serão aceitos os trabalhos que forem enviados em formato “Word”. Todos os demais formatos, inclusive os compactados, serão desconsiderados pela Comissão Organizadora. 

2.12. É fundamental que o resumo expandido seja cuidadosamente revisado pelo(s) autor(es), pois a Comissão Científica não se responsabilizará pela revisão gramatical e ortográfica. 

2.13. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por possíveis problemas no envio de arquivos na submissão de trabalhos. 

2.14. Resumos enviados fora dos prazos descritos no cronograma de submissão (ITEM 7) e/ou que não seguirem a formatação dos modelos, não serão aceitos. 

     3.ESTRUTURA DOS RESUMOS EXPANDIDOS 

3.1. Os resumos expandidos submetidos deverão ser escritos no padrão formal da língua portuguesa. O documento a ser submetido deverá obrigatoriamente seguir o modelo disponível no site do evento. 

3.2. Os resumos expandidos deverão conter no mínimo quatro e no máximo seis páginas, incluindo as referências.  

3.3. O resumo expandido como um todo deverá ser redigido obrigatoriamente em fonte Times New Roman

3.4. O resumo expandido deverá conter os seguintes itens obrigatórios: Título; Autor(es); Formação ou Vínculo Institucional do autor principal; Resumo; Palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Agradecimentos (se for o caso) e Referências. 

3.4.1. O Título deverá conter no máximo 20 palavras, apresentar fonte tamanho 14, caixa alta, negrito, centralizado. O subtítulo (se houver) deverá apresentar fonte tamanho 12, caixa baixa, negrito e disposto a frente do Título, após o uso de dois pontos (:). Para ambos, deve-se utilizar espaçamento simples (1,0 pt.). 

3.4.2. O(s) nome(s) do(s) Autor(es) deverá(ão) ser redigido(s) por extenso após um espaço de linha (espaçamento simples 1,0 pt.) do título do artigo, sem abreviações, com fonte tamanho 12 e com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores deverão ser especificados com numeração sobrescrita (1, 2, 3, ...) visando facilitar identificação. 

3.4.3. Após o espaço de uma linha (espaçamento simples 1,0 pt.) do(s) Nome(s) do(s) Autor(es), deverá ser especificado o vínculo institucional dos autores, com fonte tamanho 12, alinhamento centralizado e utilizando a numeração sobrescrita como associação das informações descritas dos autores. O e-mail de contato a ser especificado deverá ser o e-mail do autor que estiver realizando a submissão. 

3.4.4. Os itens 3.4.2. e 3.4.3. se aplicam exclusivamente para o arquivo de resumo com identificação. Os itens expressados não devem ser apresentados no trabalho sem identificação. 

3.4.5. O Resumo deve possuir no máximo 150 palavras, ser redigido com alinhamento justificado, fonte tamanho 12, espaçamento simples (1,0 pt.) e não conter fórmulas, a menos que seja primordial para a compreensão do trabalho. 

3.4.6. Após o espaço de uma linha (espaçamento entre linhas de 1,5 pt.) do Resumo deve constar três palavras-chave, separadas por vírgula, redigidas em fonte tamanho 12, com alinhamento justificado e palavras em caixa baixa. 

3.4.7. Os títulos de cada seção (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Referências) deverão ser escritos em tamanho 12, negrito, caixa alta, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas de 1.5 pt. Os títulos das seções deverão estar espaçados do corpo do texto por uma linha. 

3.4.8 O corpo do texto deve ser redigido em fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1.5 pt e recuo para o parágrafo de 1,25 cm (recuo especial primeira linha de 1,25 cm). 

3.4.9. As ilustrações (figuras, gráficos, fluxogramas, mapas e demais imagens) devem ser acompanhadas por um título na parte superior, iniciado com o nome “Figura”, apresentando numeração arábica (1, 2, 3, ...), redigido com alinhamento centralizado e fonte tamanho 12. Abaixo da ilustração deve constar a respectiva fonte, com o ano entre parênteses. A fonte deverá apresentar fonte tamanho 10 e alinhamento centralizado. 

3.4.10. Os quadros devem ser acompanhados por um título na parte superior, iniciado com o nome “Quadro”, apresentando numeração arábica (1, 2, 3, ...), redigido com alinhamento centralizado e fonte tamanho 12. Abaixo do quadro deve constar a respectiva fonte, com o ano entre parênteses. A fonte deverá apresentar fonte tamanho 10 e alinhamento centralizado. 

3.4.11. As tabelas devem ser acompanhadas por um título na parte superior, iniciado com o nome “Tabela” e apresentando numeração arábica (1, 2, 3, ...), redigido com alinhamento justificado e fonte tamanho 12. Abaixo da tabela deve constar a respectiva fonte, com o ano entre parênteses. A fonte deverá apresentar fonte tamanho 10 e alinhamento justificado. 

3.5. Na seção “Introdução” deverá constar claramente a justificativa e os objetivos do trabalho. 

3.6. Na seção “Material e Métodos” devem ser descritas, de forma objetiva e resumida, as etapas e os procedimentos utilizados para o desenvolvimento do estudo abordado no resumo expandido. 

3.7. Todos os resultados apresentados na seção “Resultados e discussão” devem ter sido obtidos por algum método descrito na seção “Material e Métodos” e relatados de forma objetiva e impessoal. 

3.8. Nas “Conclusões” devem ser apresentadas, de forma sucinta, as principais conclusões obtidas com o estudo e eventuais recomendações para a condução de trabalhos futuros. 

3.9. Nos “Agradecimentos” devem ser dispostos agradecimentos apenas para os trabalhos que tiveram financiamento de órgão de fomento como por exemplo: CNPq, CAPES, FAPEMIG e FAPESP. Caso o trabalho não tenha apoio financeiro, o autor deve excluir “Agradecimentos” do trabalho 

3.10. Nas “Referências” devem estar contidas todas as fontes citadas ao longo do resumo expandido, devendo ser estruturadas conforme as especificações apresentadas na norma ABNT NBR 6023 (ABNT, 2018). 

      4. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS 

4.1. Os resumos expandidos submetidos serão avaliados pela Comissão de Avaliação, formada exclusivamente por especialistas das áreas dos eixos temáticos estabelecidos para o VI Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-graduação em Qualidade Ambiental. 

4.2. Após a avaliação, o resumo expandido submetido poderá ser aceito ou recusado. Na avaliação, os revisores poderão sugerir correções, condicionando o aceite a partir do cumprimento dos ajustes recomendados. 

4.3. Serão utilizados softwares de identificação de plágio. Caso seja identificado plágio, o trabalho será desconsiderado.  

4.4. Os trabalhos que apresentarem como resultado a possibilidade de serem aceitos mediante a execução de alterações sugeridas pela Comissão de Avaliação, deverão ser revisados com atenção e enviados na data indicada no cronograma. Trabalhos não formatados corretamente segundo os modelos, não terão nova oportunidade de correção e serão rejeitados. 

      5. APRESENTAÇÃO NA FORMA DE PÔSTER 

5.1. Todos os resumos expandidos aprovados serão apresentados na modalidade pôster, os quais serão avaliados por uma Comissão de Avaliação. Os trabalhos que apresentarem destaque ao que se propõe à temática do evento serão premiados. 

5.2. A elaboração do pôster a ser apresentado deverá obrigatoriamente seguir o modelo disponível no site do evento. 

5.3. É fundamental que o pôster seja cuidadosamente revisado pelo(s) autor(es), pois a Comissão Científica não se responsabilizará pela revisão gramatical e ortográfica. 

5.4. A data e horário da apresentação serão informados previamente aos autores via e-mail e pelo site oficial do evento.  

5.5. Para apresentação do pôster, o apresentador deverá obrigatoriamente estar entre os autores e estar inscrito no evento.  

5.6. Os pôsteres deverão apresentar medidas de 0,90 m de largura e 1,20 m de altura, devendo conter os mesmos elementos dos resumos expandidos, de forma resumida e diagramada, seguindo o modelo disponível no site do evento. 

5.7. A impressão do pôster é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 

5.8. Os pôsteres deverão ser fixados 30 minutos antes de se iniciarem as atividades de apresentação conforme as orientações da Comissão Organizadora do evento. 

5.9. A fixação e retirada do pôster é de responsabilidade do autor/apresentador, sendo reservado à organização o direito de retirar e colocar o pôster no caso de fixação incorreta. 

5.10. No dia de apresentação, todos os pôsteres serão devidamente avaliados pela Comissão de Avaliação, portanto, é imprescindível que o autor/apresentador permaneça no local da exposição até o final do horário de apresentação, sendo que este deverá ser verificado pelos autores na programação definitiva do evento. 

     6. PREMIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS  

6.1. Serão selecionados três (3) trabalhos (resumos expandidos) aceitos e apresentados como pôster que apresentarem mérito científico e estes trabalhos receberão a premiação de honra ao mérito.   

6.2. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos ANAIS do VI Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-graduação em Qualidade Ambiental, contanto que pelo menos um dos autores do trabalho esteja inscrito no evento.  

6.3. Os trabalhos ficarão disponíveis no seguinte endereço: http://www.eventos.ufu.br/simposioambientalufu. 

     7. CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO 

 

DATA 

DESCRIÇÃO 

09 de junho de 2023 às 08h00min 

Abertura da submissão dos trabalhos 

21 de agosto de 2023 às 23h59min 

Encerramento do prazo de submissão de trabalhos 

22 de agosto de 2023 

Envio de carta de aceite, necessidades de correção e se será apresentado como pôster 

1 de setembro a 5 de setembro de 2023 Envio final dos trabalhos corrigidos pelos autores 

11 de setembro de 2023 

Divulgação final dos trabalhos aceitos 

18 de setembro a 22 de setembro de 2023 

Realização do evento 

 

     8. DISPOSIÇÕES FINAIS 

8.1. Certificados de participação serão fornecidos após o encerramento do evento, através do site http://www.siex.proexc.ufu.br/. A emissão do certificado está condicionada a 75% de presença nas atividades do Simpósio. 

8.2. A qualquer momento, as datas apresentadas no presente documento poderão sofrer alterações devido a alguma eventualidade, portanto, é de responsabilidade do participante acompanhar a divulgação de informações atualizadas no site oficial e nas redes sociais do evento.  

8.3. Os casos omissos neste documento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do VI Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-graduação em Qualidade Ambiental. 

8.4. Informações podem ser obtidas através do contato pelo e-mail (simposioambiental.ufu@gmail.com). 

 

Uberlândia – MG, 09 de junho de 2023 

Trabalhos aprovados: 

Publicações

Os anais do SIAMB 2023 já se encontram disponíveis, venha conferir!

Certificados

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Realização

ICIAG
Engenharia Ambiental e Sanitária
Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental
Tipo de evento: 
Natureza do evento: