Capa do livro: O município e a educação no Brasil Republicano

Lançamento do livro: 'O Município e a Educação no Brasil Republicano'

Cartaz do Evento: 
Capa do livro: O município e a educação no Brasil Republicano
 22/03/2024 - 19:00

Apresentação

No próximo dia 22 de março, sexta-feira, às 19h, será realizado o lançamento do livro "O Município e a Educação no Brasil Republicano", de Carlos Henrique de Carvalho e Wenceslau Gonçalves Neto. O evento contará com a presença dos dois autores e ocorrerá no saguão da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia - localizada no Bloco 3P do Campus Santa Mônica.

O livro resulta de pesquisas realizadas por investigadores que atuam em variadas instituições de ensino no Brasil e tem como eixos a identificação, descrição e discussão das múltiplas iniciativas tomadas pelas Câmaras Municipais na esfera educacional nas primeiras décadas da república brasileira. Nos textos, as(os) autoras(es) procuram explicitar, a partir de diferentes olhares, as diligências educacionais empreendidas pelos municípios, as preocupações explicitadas nos discursos políticos, as demandas colocadas pela população ou pelas elites, bem como as repercussões no âmbito local e as relações que vão sendo estabelecidas com o poder estadual.

Ademais, os trabalhos confirmam a necessidade de se repensar a História da Educação Nacional, principalmente na sua dimensão local, trazendo à cena o papel desempenhado pelos municípios no processo de organização da instrução pública, ao longo do século XX.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Evento gratuito e aberto ao público. Não é necessário realizar inscrição prévia

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 3P - Sala(s) Saguão da Reitoria

Apoio

Realização

Faculdade de Educação - FACED/UFU
Natureza do evento: