Narra Convida: Renata Neiva

Cartaz do Evento: 
 25/10/2023 - 18:30
 Site    narragrupo@gmail.com

Apresentação

A quinta edição do seminário “Narra Convida”, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Narrativa, Cultura e Temporalidade (Narra), acontece no dia 25 de outubro, às 18h30, no Auditório 5O-D do Campus Santa Mônica e de forma remota, com transmissão pelo canal do grupo no YouTube.

A convidada da edição é a jornalista, especialista em Gestão de Comunicação com o Mercado, mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação e doutora em Educação Renata Neiva. Atual diretora de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ela já foi apresentadora e editora-chefe da TV Integração, afiliada da TV Globo em Uberlândia.

No evento, será discutido o livro Pedagogias da Beleza: as páginas femininas do Correio da Manhã, fruto de sua pesquisa de doutorado e publicado pela Edufu. A convidada discutirá sobre as formas com que as mulheres eram educadas a lidar com o seu corpo e a se relacionar socialmente. A partir da questão feminina, seu livro também reflete sobre o papel educativo da mídia.

 

Sobre o Narra
O Narra é um grupo de pesquisa da UFU que se dedica à investigação da comunicação a partir de estudos da narrativa, da cultura e da temporalidade. O grupo foi fundado em 2019 e é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT) e ao curso de Jornalismo da UFU.

Trabalhando com um leque amplo de formas culturais – como o jornalismo, a literatura, a televisão, o cinema, a música etc. –, o Narra se propõe a analisar narrativas em seus vínculos com a vida cotidiana, o tempo e a história. Suas pesquisas são voltadas para uma abordagem da linguagem em suas dimensões poéticas e estéticas articuladas a relações de saber e de poder. O trabalho com a comunicação se dá, assim, tendo em conta sua potência de transformação humana e social.

O grupo é liderado pela professora Nicoli Tassis e pelo professor Nuno Manna, ambos docentes do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGELIT) e do curso de Jornalismo da UFU.

Para mais informações, acesse o perfil do Grupo Narra no Instagram e seu canal no YouTube.

Palestrantes

Pesquisadora, Jornalista e Diretora de Comunicação Social da UFU

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
18/10/2023 - 00:01 até 25/10/2023 - 18:30

As inscrições também poderão ser realizadas no local do evento. Haverá emissão de certificados.

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O - Sala(s) Auditório 5O-D

Realização

Faculdade de Educação - FACED/UFU
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Natureza do evento: