Elaine Lourenço

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011) e Professora do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH - Unifesp), onde atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado e no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Foi coordenadora do curso de graduação em História - Licenciatura (gestão 2015/2018). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), com especialização em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em História (História Social) pela Universidade de São Paulo ( 2011). Pesquisa, ensina e orienta na área de História, com ênfase em Ensino e Prática de Ensino de História, História do Ensino de História, Metodologia da História, História da Educação no Brasil e História do Brasil Republicano. Tem experiência com Educação à Distância (EaD), tanto como Professora quanto como elaboradora de material didático, com atividades de extensão universitária e com a gestão acadêmica. Desde 2011, vincula-se também ao GT de Ensino de História e Eduçação da Anpuh - Seção São Paulo e foi coordenadora do grupo (Gestão 2018-2020). Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) para os atos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação desde 2018. Foi coordenadora do Subprojeto História do PIBD Unifesp no período 2018-2020, no período 2020-2022 e é novamente a coordenadora do projeto no período 2022-2024. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/Unifesp desde julho de 2020.

Elaine Lourenço