Letícia Rodrigues Teixeira e Silva

No Currículo Lattes: Docente e coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2019 e 2015, respectivamente). Licenciada no curso de Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Realizou parte do seu doutoramento na Universidade de Strasbourg (França) sob a orientação do sociólogo David Le Breton (2018). É membro do comitê científico do GTT Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; do RC54 "The Body in the Social Sciences" do Internacional Sociological Association (ISA); e do NECON (Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza), que é vinculado a Rede Cedes da Universidade de Brasília. Tem estabelecido trabalhos interdisciplinares com a educação e as ciências sociais (sociologia e antropologia), atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do corpo, antropologia do corpo e produção do conhecimento.

Além do Lattes…

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estadual de Goiás (2011), mestre e doutora (2015 e 2019) pela Universidade de Brasília. Desde a minha graduação me apresento como professora de educação física, nesse sentido, me oponho aos vocativos de “personal” ou profissional por compreender que a área se fundamenta no trato dos elementos pedagógicos e socioculturais. Sou educadora, não “educadora física”, mas no sentido de exercício da função de uma professora. Nós, da educação física, somos todos professores em menor ou maior grau, independentemente da área de atuação. Sou professora com muito orgulho, sou uma professora com complemento, sou uma professora de educação física.