Celi Espasandin Lopes

Título: Pensamento crítico e criativo na Educação Matemática

Resumo: O objetivo nessa palestra é discutir a abordagem da Educação Matemática de forma a favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e do pensamento criativo. Considera-se o protagonismo do professor e dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Argumenta-se que o professor tem um papel fundamental na formação dos estudantes, no que diz respeito a metodologias que destaquem o protagonismo deles e promovam a produção coletiva e colaborativa de conhecimento. Com isso, defende-se uma escola com princípios democráticos, em que o respeito à diversidade, equidade, ética e justiça social sejam alicerces das relações humanas.

Sobre a palestrante: Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PUC - Campinas