Joaquim Manoel da Silva

Palestra 2: A Bioinformática na Era das ciências ômicas.

Resumo: A palestra de bioinformática na era das ciências ômicas procura ilustrar que, no momento, a aplicação da bioinformática aos problemas de pesquisa em ciências da vida é relativamente ampla. As técnicas que estão sendo desenvolvidas em bioinformática permitem comparar, integrar e analisar grandes quantidades de dados em conjunto com diferentes tipos de dados, e esse é um fator importantíssimo em todos os campos das ciências da vida na "era pós-genômica". Esses avanços requerem cada vez mais o desenvolvimento contínuo de novas ferramentas de bioinformática, e isso inclui novos bancos de dados, estruturas de gerenciamento de informações, técnicas matemáticas e computacionais analíticas, que permitam integrar os diversos tipos de dados necessários para a compreensão da relação do genótipo com fenótipo.

Sobre o palestrante: Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional e mestrado em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de Estatística na Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência em modelagem matemática aplicada, estatística e bioinformática.