Elisa Fonseca Sena e Silva

Palestra 4:  Cérebro: como utilizá-lo a seu favor nas aulas de matemática

Resumo: Nesta palestra iremos conversar um pouco sobre neurociência e ensino de matemática, abordando a plasticidade cerebral e a importância da utilização de um componente visual na matemática. A essência da matemática é a criatividade e mais vale pensar profundamente do que ser rápido.  Ao partir da premissa de que todos podem aprender matemática, veremos que bom mesmo é estar no fundo do poço, que argumentação é uma malhação necessária para o desenvolvimento no nosso cérebro e que nossos pensamentos, sentimentos e motivações afetam (e muito!) nosso aprendizado.

Sobre a palestrante: Possui bacharelado e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática.