Gisllene Ferreira

Jornalista na TV Universitária e doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação (UFU/ 2016-2018) e graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UFU (2014).

Academicamente concentra suas pesquisas nas áreas de representação do gênero feminino em diferentes mídias e história das mulheres no jornalismo (mercado e docência). Além disso, apresenta interesse em estudos de branding, empreendedorismo em comunicação e análise de discurso.

Editora-chefe da TV Universitária de Uberlândia (afiliada TV Cultura - SP) e professora do curso de Jornalismo na ESAMC (2019). Foi apresentadora do Jornal da UFU, telejornal ao vivo veiculado na TV Universitária de Uberlândia (afiliada TV Cultura) entre 2018 e 2019. Professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM (2017-2018). Bolsista no projeto "Notícias de Primeira Página- Análise da construção textual e gráfica das capas dos jornais Super Notícia e Folha de São Paulo", subsumido ao projeto "Vitrine de Notícias: Análise das estratégias de recepção das primeiras páginas dos jornais impressos", contemplado pelo Edital 02/2012 Pibic/CNPq/UFU, concluído em julho de 2013.

Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG (2010-2011) no projeto "Os gêneros da mídia impressa: a representação de fatos e de atores sociais". Participação como colaboradora no PET Conexões de Saberes Interdisciplinar Educomunicação na UFU (2011-2012). Participação na gestão comunicAÇÃO (2010-2011) do Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFU. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico Funcional da UFU (2010- 2013).