Claudineia Lizieri dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). Mestrado (2009) em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado (2014) pela mesma instituição com período sanduíche no Centro de Estudos da Antártica (Gateway Antarctica), Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (Junho/2014 - Janeiro/2016). Participou como membro do INCT da Criosfera (2010-2014), realizando pesquisas na Antártica e do INCT Acqua: Produção Mineral, Conservação dos Recursos Hídricos e da Biodiversidade. Professora (2015-2018) nos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Atualmente é presidente da diretoria executiva e do conselho da APECS-Brasil (Association of Polar Early Career Scientists / Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Pólos). Tem desenvolvido pesquisas envolvendo os temas ecologia, fisiologia e biotecnologia de cianobactérias e macrófitas aquáticas.

Palestra: Antártica: as mulheres quebrando barreiras na última fronteira da Terra

A Antártica, conhecida como o continente do superlativo (o mais frio, o mais ventoso, o mais seco, o mais remoto, o mais preservado e desconhecido) foi o último a ser descoberto. A conquista do polo sul (90°Sul) se concretizou em 14 de dezembro de 1911. Somente em 1969 a presença da mulher pode ser vista nesta região. Os desafios na Antártica são maiores que apenas o gelo. Mesmo em ambientes remotos, as mulheres estão experimentando o sexismo. A palestra “Antártica: as mulheres quebrando barreiras na última fronteira da Terra” irá reportar a história de mulheres que enfrentaram os desafios de uma época em que as funções de liderança, poder primário, privilégio social eram conditas, predominantemente, ao gênero masculino. Abordará os desafios que permanecem nos dias atuais e as conquistas obtidas. Aguardo ansiosa para compartilhar esta conversa com vocês.