Irene Maria Cardoso

Possui graduação em Agronomia (1984) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialização em Ensino em Geociências pela UNICAMP, mestrado em Solos e Nutrição de Plantas (1992) pela UFV e doutorado em Ciências Ambientais - Wageningen University - Holanda (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciências dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, sistemas agroflorestais e meio ambiente. Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia gestão 2013-2017. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.