Tamiris Vaz

No Currículo Lattes: Professora do curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU). Doutora em Arte e Cultura Visual (2017), pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestra em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e graduada em Artes Visuais pela UFSM. Atua como líder do UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU) e pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC/UFSM). Suas investigações giram em torno das relações entre pessoas e lugares, abordando a arte no cotidiano urbano, em encontros e percursos que atravessam as aprendizagens a partir de imagens. Principais linhas de investigação: visualidades urbanas, docência em artes visuais, filosofias da diferença, aprendizagens. Em 2021 publicou o livro Reflexões e Práticas - formação continuada em Artes Visuais (VAZ; GARLET; MACHADO, 2021), pela editora Moderna, aprovado através do PNLD. Atualmente coordena o Pibid-Arte (UFU), com ações interdisciplinares (Artes Visuais e Teatro) em escolas públicas de Uberlândia/MG.

Além do Lattes…

Tamiris Vaz é uma professora caminhante, doutora em Arte e Cultura Visual, que vê a rua como território de aprendizagem, os encontros como ferramentas artísticas, e o “perder tempo” como estratégia para a geração de outros ritmos para ver, sentir e estar no mundo. Tem investido nesses percursos como experimentações vivas para pensar a formação de artistas e docentes da graduação em Artes Visuais na UFU, tendo como embasamentos principais a filosofia da diferença, a cultura visual e os corpos que habitam a cidade.