Museu do Índio promove mesa-redonda sobre importância dos museus etnográficos

Bate-papo online traz palestrantes para falar a respeito da conservação das memórias indígenas
Cartaz do Evento: 
 21/09/2023 - 19:00 até 22:00

Apresentação

Por Camila Grilli - Bolsista Comunicação Dicult

A 17ª Primavera dos Museus chega nesta quinta-feira, (21/9), com o convite do Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para uma mesa-redonda virtual e gratuita. Transmitido via canal do Museu do Índio no YouTube, a partir das 19h,  o evento trata sobre “a importância dos Museus Etnográficos na guarda e difusão das memórias indígenas”. 

O debate, que faz parte da Primavera, traz como foco o tema desta edição: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Além disso, tem como objetivo refletir acerca do contexto atual das políticas públicas voltadas para cada um desses grupos.

O evento conta, ainda, com a presença de Larissa Pankararu, coordenadora de Políticas para Indígenas LGBT e Juventude do Ministério dos Povos Indígenas; Sandra Benites, curadora indígena Guarani Nhandeva e atual Diretora de Artes Visuais na Funarte; e José Ribamar Bessa Freire, docente de pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e ex-coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas. A programação é aberta ao público e não são necessárias inscrições prévias.

A Primavera dos Museus é um evento anual, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que propõe a realização de atividades em instituições de todo o país, em torno de uma temática definida.