Mesa-Redonda: 'Dos tambores à academia: Uma reflexão sobre as Tradições africanas e a diáspora'

Evento acontece nesta sexta-feira, 31 de março, a partir das 19 horas
Cartaz do Evento: 
 31/03/2023 - 19:00

Apresentação

A proposta do evento é promover uma reflexão sobre a Lei 14.519, que instituiu o "Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé", celebrado em 21 de março. 

O debate será mediado pelo professor de Geografia Anderson Pereira, o professor de Ciências Sociais Christian Lima e o babalorixá Leandro Costa, especialista em Políticas Sociais. 

A mesa-redonda é gratuita e acontecerá no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, situado na Avenida Cesário Crosara, 4187 – Bairro Presidente Roosevelt. 

Haverá emissão de certificados. Para se inscrever, acesse o link.

 

Sobre os participantes: 

Anderson Pereira Portuguez - licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); pós-graduado (Lato Sensu) em Educação Escolar pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (1994); mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998); doutor em Geografia Humana pela Universidad Complutense de Madrid (2010).

Cristhian Lima - é Egbon do Ilé Àṣẹ Alaketu Ọdẹ Igbó (Uberlândia). É doutor em Ciências Sociais pela CPDA/UFRRJ (2021). É mestre (2012) e graduado (2005) em Ciências Sociais pela UFU. É professor efetivo do IF Goiano - Campus Urutaí, onde exerce a coordenação do Neabi. Atua principalmente com os seguintes temas: candomblés, umbandas, mapeamentos e cartografias sociais dos saberes, práticas e tecnologias sociorreligiosas afro-brasileiras; territorialidades sagradas afro-brasileiras; urbanização e segregação socioespacial dos corpos de negras e negros.

Leandro Costa - babalorisa e juremeiro ativista e especialista em Dependência Química, especialista em Docência nos ensinos Médio, Técnico e Superior (Faculdade Passo 1). Especialista em Ciência da Religião (Faculdade Passo 1). Especialista em Dependência Química e gestão da Assistência Terapêutica (Faculdade Passo 1). Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química (Faveni). Especialista em Psicologia Social (Instituto Coimbra). Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (Instituto Coimbra). Especialista em Políticas Sociais (Instituto Coimbra). Bacharel em Filosofia (PUC-Minas). Graduado em Sociologia (Unip).

Localização

Apoio

DICULT
Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Realização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: