Bia Fonseca

Dra Bia Fonseca é professora das disciplinas de ornitopatologia e Avicultura da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade federal de Uberlândia. Antes da carreira acadêmica trabalhou na empresa privada com matrizes e frangos de corte. Iniciou as pesquisas sobre Campylobacter em aves em 2005 quando estudou com um expert em Campilobacteriose, o Dr. Heriberto Fernandez da Universidad Austral de Chile. Desde então focou o mestrado e doutorado trabalhando com Campilobacteriose em aves compondo com a Dra. Daise Rossi um dos principais grupos de estudos com Campylobacter do Brasil. É autora de diversos artigos sobre o gênero Campylobacter e Arcobacter especialmente em aves, capítulos de livros e é editora do livro: Campylobacter spp. and related organisms in poultry: relationship pathogen host, diagnosis and epidemiology. É membro da “Red Latino Americana de investigadores en campylobacterias (Relacampy)”. Além da Campylobacter trabalha com outros microrganismos importantes na avicultura como Salmonella, E. coli, Erysipelothrix spp. e no desenvolvimento de tecnologias associadas a prevenção e controle dessa e outras doenças em aves.