I Simpósio Internacional de Estudos no Exterior e Internacionalização do Sul Global

I SIEEI-SUL
No cartaz conta fotos de rosto das três palestrantes e do organizador do evento, bem como o título, data e link do evento.
 08/03/2024 - 10:00 hasta 12:00
 GC-SARA

Presentación

O evento pretende discutir sobre ações que considerem perspectivas não-dominantes nos programas de mobilidade (inter)nacionais e nas práticas de internacionalização. Especificamente, nesta edição do evento, as pesquisadoras e o pesquisador irão refletir sobre aspectos linguísticos, multiculturais e burocráticos que contribuem para incluir as vozes do Sul Global. Haverá emissão de certificados.

Profa. Dra. Michele Saraiva Carilo
Universidade de Edimburgo - Escócia

Título: Descolonização do Português como Língua Adicional para fins de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica: por onde começar?

É possível afirmar que as políticas de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras são desenvolvidas e implementadas a partir de um viés descolonizador – já que o português é a principal, ou única, língua de instrução em contextos acadêmicos, diferentemente de outros países onde o inglês é adotado para fins acadêmicos. No entanto, os currículos nos quais se baseiam os diversos cursos de Português como Língua Adicional (PLA) que são oferecidos a estudantes internacionais (e.g., participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) não são, necessariamente, informados por teorias linguísticas descolonizadoras. Pelo contrário, pressupostos teóricos e abordagens pedagógicas que priorizam a avaliação de habilidades linguísticas, as equiparando a níveis de proficiência de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, servem como principal ou único construto a partir do qual se desenvolve e implementa currículos e se elabora materiais didáticos. Esta fala tem como objetivo discutir a seguinte questão: como podemos promover noções de língua e cultura como processos de criação de sentido para o avanço da cidadania cosmopolita, protagonismo e ativismo em busca de justiça social de nossos estudantes de PLA sem cair em “armadilhas” colonizadoras, neocolonizadoras, e recolonizadoras mascaradas de “melhores práticas” amplamente promovidas pelo Norte Global?

Profa. Dra. Silvia M. Melo-Pfeifer
Universidade de Hamburgo - Alemanha

Título: O desnorteio das internacionalizações e a (des/re)colonização dos saberes

Esta apresentação destaca, num primeiro momento, os desafios e desvios que as instituições de ensino superior enfrentam na implementação das suas estratégias de internacionalização (ou internacionalizações!), evidenciando possíveis equívocos, falta de direcionamento claro e impactos adversos na vida académica. Esse desnorteio, conforme lhe chamo para evocar, ainda que ironicamente, a posição do Norte Global, é, na minha opinião, o resultado de processos por vezes pouco adequados, assimetrias nas parcerias internacionais e desafios na implementação de programas de interncionaização (“at home” e “abroad”). Num segundo momento, abordo a necessidade de repensar e desafiar estruturas de (co)construção de conhecimento que refletem e reproduzem histórias coloniais e hierarquias linguísticas e culturais, argumentando que a recorrente dicotomia Norte Global e Sul Global não dá conta da complexidade destas temáticas. Ao interrelacionar estes dois momentos de reflexão, pretendo evidenciar como o desnorteio nas internacionalizações pode contribuir, inadvertidamente ou não, para a (des/re)colonização dos e pelos saberes científicos.

Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza
Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Título: Um olhar sobre como as universidades brasileiras percebem a inovação na internacionalização em casa
Nesta apresentação, eu compartilho resultados da análise de uma pesquisa que mapeia práticas inovadoras de internacionalização em casa a partir da perspectiva de pessoas interessadas na internacionalização das instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise se baseia em um estudo robusto com 70 instituições de ensino superior públicas, estaduais e federais, em 23 estados diferentes. As pessoas interessadas no processo de internacionalização de suas instituições responderam um questionário semiestruturado com questões relacionadas às concepções institucionais sobre inovação e práticas inovadoras de internacionalização em casa. Os resultados apontam para a percepção de que o que está em jogo não é exatamente uma questão de melhores práticas, mas de práticas possíveis, aquelas que fazem sentido institucionalmente e apresentam uma mudança necessária na concepção de internacionalização.

Suscripciones

Costo del evento:

Para se inscrever, basta acessar o site https://www.gcsara.org.

O link de acesso para o Zoom é enviado automaticamente para o e-mail da/do participante assim que ela/ele confirma presença no evento.

Presidente da Comissão Organizadora

Prof. Dr. Gilmar Martins de Freitas Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia - Brasil)

Membros
Prof. Dr. Ian Craig (University of the West Indies - Barbados)