Roberto Giolo de Almeida

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1990), especialização em Drenagem e Manejo de Bacias Hidrográficas pela Universidade de Taubaté, em cooperação com ILRI-Holanda e GTZ-Alemanha (1991), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Zootecnia, área de concentração em forragicultura e pastagens, pela Universidade Federal de Viçosa. De 2001 a 2007, foi professor do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso. Desde 2007, é pesquisador da Embrapa Gado de Corte, onde atua como gestor do grupo de pesquisa em sistemas de produção sustentáveis e cadeias produtivas da pecuária de corte. Revisor ad hoc de vários periódicos científicos nacionais e consultor científico ad hoc de várias fundações estaduais de amparo à pesquisa e de macroprogramas da Embrapa. Desde 2016 faz parte do corpo docente externo do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Líder de vários projetos de pesquisa na área de sistemas de produção com foco em gado de corte, com destaque para o projeto Carne Carbono Neutro. Tem experiência na área de Agronomia e de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da pastagem, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e gases de efeito estufa na pecuária.