Mostra UFU Sustentável 2023

Cartaz do Evento: 
 01/06/2023 - 08:30 até 05/06/2023

Apresentação

Está se aproximando a I Mostra UFU Sustentável, evento realizado em comemoração ao "Dia Mundial do Meio Ambiente" (05/06). Organizada por meio de uma parceria de diversos setores, administrativos e acadêmicos, a Mostra é uma oportunidade de trazer o olhar da comunidade universitária para as questões ambientais, dando visibilidade a algumas práticas que já são realizadas nos diversos campi da Universidade Federal de Uberlândia e promovendo a discussão de tópicos importantes.

A programação oficial do evento já foi liberada, com atividades nos dias 1º, 2 e 5 de junho, com início às 8h30m e de término às 17h, com um intervalo de almoço entre os turnos. Os dois primeiros dias da Mostra serão dedicados à apresentação das ações submetidas por representantes, divididas em 10 eixos temáticos: Água, Biodiversidade, Cidadania Ambiental, Eficiência Energética, Resíduos Sólidos, Governança, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde, Agricultura e Novas Tecnologias.

Já na segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e data homenageada, a agenda está reservada para colóquios interativos, com uma mesa-redonda acompanhada de exposição e visita supervisionada, e um painel programado. Durante a manhã, a programação inclui uma mesa-redonda com a temática dos Animais Silvestres, com a participação dos convidados Rodrigo Herles dos Santos, representante do Ibama; Tenente Lemos, da Polícia Militar Ambiental; professor Márcio Bandarra, do Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da UFU, assim como Carine, que faz parte do projeto da UFU que combate o atropelamento de animais. A mesa será mediada pelo professor Jimi Nakajima, diretor do Instituto de Biologia. 

Após a finalização da mesa,  será realizada uma visita supervisionada ao Doce Jardim do Campus Santa Mônica, inaugurado há um mês, acompanhada pela Prof. Fernanda Nogueira-Ferreira. O objetivo do projeto é abordar a conservação das abelhas através de ações de educação ambiental. Simultaneamente, estará sendo exibido no saguão do bloco 5O uma exposição de taxidermia montada por professores e estudantes do Hospital Veterinário da UFU. Ao longo do dia ainda serão exibidos vídeos do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Brasil que busca promover a conscientização ambiental por meio do audiovisual.  

No período da tarde, a partir das 13h30m, acontecerá um painel de discussão da Política Ambiental da instituição, organizado pelo Observatório de Políticas Ambientais da UFU (OPA). Com uma proposta altamente interativa, o OPA tratará da importância de uma política ambiental eficiente e inclusiva em instituições de ensino superior, assim como incentivará a reflexão acerca do futuro esperado para as pautas ambientais dentro da UFU. Ao final, as sugestões discutidas durante a atividade serão reunidas e organizadas pela equipe do Observatório, e posteriormente entregues à Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (CIGEA) da UFU.

A Mostra UFU Sustentável 2023 terá transmissão ao vivo de todo o evento no na canal de Youtube da UFU. Além disso, serão disponibilizados espaços exibidores nos campi de Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba para a comunidade acadêmica acompanhar as atividades pela internet. Quem acompanhar nestes espaços receberá certificado de participação.

Acesse aqui os links das transmissões da mostra pela internet.

Não perca esse evento e corra para se inscrever! As inscrições podem ser feitas, via formulário, até o dia 31 de maio ou na porta do evento. Contamos com a sua presença!

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
26/05/2023 - 18:09 até 31/05/2023 - 23:45

Localização

Av. João Naves de Ávila, 2.121 - - Uberlândia / MG -
Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O - Sala(s) C