Projeto oferece oficinas de teatro gratuitas a estudantes da UFU

As atividades artísticas acontecem aos sábados, na Moradia Estudantil, e se estendem até novembro
 16/09/2023 - 15:00 até 18/11/2023 - 17:00

Por: Ana Clara Souza, bolsista Comunicação Dicult

A iniciativa “HOME” é parte da edição de 2023 do Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC), com coordenação de  Izis Mueller, acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de uma proposta na área das Artes Cênicas, aberta a todos os estudantes da instituição, com a realização de oficinas teatrais aos sábados, entre os dias 16 de setembro e 18 de novembro, das 15h às 17h, na Moradia Estudantil da UFU (Rua Venezuela, 1352 -  Bairro Tibery).

O projeto é formado por dois eixos principais: o primeiro com este ciclo de oficinas teatrais e o encerramento com um sarau. Para participar das atividades propostas, os estudantes devem se inscrever preenchendo um formulário.

As oficinas serão compostas por práticas que promovem o conhecimento do corpo e de suas expressões, contando com jogos e exercícios de respiração, narração e escuta. Além disso, se pautarão no método “Teatro do Oprimido” (dramaturgia sistematizada por Augusto Boal), o qual propõe uma visão das artes cênicas como um meio ativo que estimula as pessoas a pensarem em si, como indivíduos e em suas relações sociais.

Por meio dessas proposições, “HOME” busca colaborar com a ampliação do diálogo entre os indivíduos, realizando também uma intervenção artística que os faça exercitar novas maneiras de se comunicar e expressar. O intuito é promover um espaço de diálogo e convívio social que contribua para a qualidade de vida e a permanência dos estudantes na UFU, principalmente os da Moradia Estudantil.

Programação

• Oficina 1 - Introdução na estética do oprimido e aos jogos do arsenal do TO I;
  • Oficina 2 - Introdução na estética do oprimido e aos jogos do arsenal do TO II;
  • Oficina 3 - Teatro Imagem e Teatro Fórum;
  • Oficina 4 - Teatro Imagem e Teatro Fórum;