'Central do Brasil' será exibido no Cine UFU desta quinta-feira (11/5)

Clássico dirigido por Walter Salles abre a nova série do projeto: 'Cinema Latino'
Cartaz do Evento: 
 11/05/2023 - 19:00 até 22:00

Vídeo de Apresentação

Apresentação

Por: Gabriela Couto (bolsista de Comunicação da Dicult)

 

O Cine UFU, projeto da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU), abre a partir desta semana o tema “Cinema Latino”. A primeira exibição será do filme "Central do Brasil". Lançada em 1998, a obra cinematográfica foi produzida pelo cineasta brasileiro Walter Salles e escrita por  João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. O evento será nesta quinta-feira (11/5), a partir das 19h, no estacionamento do Bloco 5O-B do Campus Santa Mônica. 

Como brasileiros e latino-americanos, é essencial procurar consumir produtos que fujam da cultura norte-americana, a qual reina em diversas áreas, como a cinematográfica. Logo, esta edição do Cine UFU é imperdível para conhecer mais sobre o cinema brasileiro! 

 

Sinopse de  "Central do Brasil"

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

 

Sobre Fernanda Montenegro (Dora) 

Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada à categoria de melhor atriz pelo protagonismo em "Central do Brasil", na mais famosa premiação de cinema do mundo, o Oscar. Porém, a brasileira não ganhou o prêmio, mas levou reconhecimento para o cinema de seu país. Em entrevista ao programa "Good Morning America" no ano de 2020, a atriz estadunidense Glenn Close mencionou Montenegro: "Eu me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela incrível atriz em 'Central do Brasil'. Eu pensei: 'O quê? Não faz sentido!'". 

Muitos, não só brasileiros, compartilham da opinião de Glenn. Fernanda foi a única latino-americana a concorrer na categoria naquele ano, cenário que vem sendo reformado através de políticas que promovem a diversidade no cinema. 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O-B - Sala(s) Estacionamento

Realização

DICULT
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Natureza do evento: