I Seminário Virtual CEPES/IERI do Mês do Trabalho

"Trabalho do Futuro ou Futuro do Trabalho?"
Cartaz do Evento: 
 12/05/2021 - 18:30 até 14/05/2021
 Cepes    cepes@ufu.br   YouTube

Apresentação

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), que é vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI), se dedica a produção de levantamentos dos indicadores econômicos e sociais para os municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em virtude da comemoração internacional do dia do trabalho, que ocorreu no dia primeiro de maio, o Cepes realizará o “I Seminário Virtual CEPES/IERI do Mês do Trabalho”, de 12 a 14 de maio no YouTube, com o tema: "Trabalho do Futuro ou Futuro do Trabalho?".

O objetivo é promover a reflexão sobre as recentes transformações e as perspectivas futuras no mundo do trabalho. A desigualdade de gênero e raça; a inserção dos jovens no mercado de trabalho; a situação das pessoas com deficiência; a flexibilização do trabalho pela terceirização e intermitência; e a realidade do trabalho no setor público, serão pautados nos seminários virtuais que contarão com a participação de seis convidados. Além disso, haverá o lançamento de uma publicação especial do Cepes, envolvendo a temática do trabalho, no último dia do evento.

Para se inscrever, basta clicar AQUI. Haverá emissão de certificados para os inscritos, que participarem de pelo menos metade das atividades programadas. O Cepes está localizado na sala 132 do Bloco IJ do Campus Santa Mônica. É possível entrar em contato pelo telefone (34) 3239-4527 e e-mail cepes@ufu.br.

Programação

12/05 às 18h30 - Conferência de abertura: “Quais os horizontes do trabalho no século XXI?”, com Ricardo Antunes (Unicamp).

13/05 às 9h30 - Mesa de discussão da publicação especial: Rodada 1 (gênero, jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho), com participações de Hildete Pereira (UFF), Jacob Lima (UFSCar) e Guirlanda Castro (Unicamp).

13/05 às 14h30 - Mesa de discussão da publicação especial: Rodada 2 (terceirização e intermitência, e heterogeneidade do trabalho no setor público), com participações de José Dari Krein (Unicamp) e Bráulio Cerqueira (UNACON Sindical).

14/05 às 18h30 - Oficina: “Inserção dos economistas e internacionalistas no mercado de trabalho brasileiro”, com apresentação de dados do mercado formal para esses profissionais e roda de conversa com egressos.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/05/2021 - 00:00 até 12/05/2021 - 18:30