II Conversando com NEAB

Cartaz do Evento: 
 25/09/2018 - 14:00 até 17:00

Apresentação

O II Conversando com o NEAB, é um espaço de formação e compartilhamento das pesquisas/diálogos na temática étnico- racial realizadas no âmbito acadêmico e social. No evento será debatido o trabalho "Culturas de Matriz Africana no Ensino de História: uma perspectiva decolonial", e contará com a presença da Profa. Ivete Almeida (INHIS/UFU). 

As Leis 10.639/03 e 11.645/2011 nos colocaram diante da necessidade de criarmos estratégias e materiais para o trabalho com as culturas de matriz africana. Pensando por este ângulo foi proposto esse minicurso, que visa analisar estratégias na busca de concretizar ideias e práticas interdisciplinares para a implementação da Lei 10.639/03, sobretudo a partir do trabalho com as imagens – disponíveis na internet e nos materiais didáticos.

Para tanto, recorremos no curso, a análise e problematização de diferentes materiais didáticos e complementares, sob a ótica de alguns princípios do pensamento decolonial.

Sobre a palestrante:

Dra. Ivete Batista da Silva Almeida

Graduada, Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, orientada, tanto no mestrado quanto no doutorado pela Profa Dra. Maria Inez Machado Borges Pinto. Desenvolve pesquisa na Universidade do Minho(Portugal), sob orientação do Professor Dr José Antonio Martin Moreno Afonso. Atuou como docente na Faculdade Católica de Uberlândia e como docente efetiva na Universidade de Taubaté, no Departamento de História. Atualmente é docente efetiva do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado - em História na Universidade Estadual de Montes Claros. Áreas de concentração de pesquisa: História e Cultura Visual, História das Imagens, História Cultural com ênfase em Representações, História e Identidades, História visual da Cultura afro-brasileira e da Cultura africana. 

Bibliografia indicada:

GARRIDO, M.C.M. HISTÓRIA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS CONTAM DEPOIS DO PNLD: HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRO-BRASILEIROS POR INTERMÉDIO DOS EDITAIS DE CONVOCAÇÃO DO PNLD (2007-2011). História e Perspectivas, Uberlândia (54): 239-268, jan./jun. 2016.  Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35396/18595

As inscrições poderão ser feitas pelo Facebook.

 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Preencha o formulário para se inscrever na oficina O TRABALHO COM CULTURAS DE MATRIZ AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL, ministrada pela Profa. Dra. Ivete Almeida no dia 25/09 às 14h no bloco 5O sala 213.

https://docs.google.com/forms/d/1nyoKQOsgJHblc_NFSEVnKiYMx3455jBrC069ArbfYVM/edit

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O - Sala(s) 213
Tipo de evento: 
Natureza do evento: