Espetáculo Guyrá Apó - Ave Raiz

Cartaz do Evento: 
 06/09/2019 - 20:00

Apresentação

No dia 6 de setembro às 20h, o Ponto de Truões recebe a apresentação do novo solo de dança Guyrá Apó – Ave Raiz, do artista Daniel Costa. O espetáculo é promovido pelo coletivo artístico A Bonita e faz parte da programação do 19º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte.

 Com direção de Diane Ichimaru, da Confraria da Dança, e composição musical original de João Arruda, o solo é um sensível espetáculo criado por Daniel Costa, docente na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba – UFU).

O espetáculo transporta o público para um cenário rural, resgatando a oralidade popular da cultura brasileira com movimentos que trazem sons, silêncios, vigílias, danças e toda a poesia de uma vida simples. Entrecruza elementos da vida do artista-criador, elementos da cultura popular brasileira numa festa performativa que provoca no público restas de sensações.

De acordo com o artista, este é o seu quinto solo, uma proposta de apresentação que acompanha Daniel há alguns anos. “Trata-se de um espetáculo autobiográfico em que eu busco resgatar a memória, a história oral e as manifestações populares por meio de diversas formas de expressão corporal e são elementos que fazem parte do resultado da minha pesquisa e projeto de doutorado que defendi na USP”, completa.

Para a diretora do espetáculo Diane Ichimaru, colaborar com a criação do projeto foi um trabalho gratificante. “Embalada pelo pulso musical de João Arruda, pelas luzes e cantos de pássaros sugeridos por Marcelo Rodrigues e pela determinação criativa de Daniel, ouso reger a trama que se forma. Tempo de espreita, tempo de ação, emoção e criação. A arte flui veloz e efêmera como beija-flor e a obra se revela”, diz a diretora.

Após a apresentação haverá uma roda de conversa com o artista e mediação de Getúlio Góis e o lançamento do livro Corpo e Diásporas Performativas.

 

Mais informações:

Local: Ponto dos Truões Av. Ana Godoy de Sousa, 381 - Santa Mônica, Uberlândia

Telefone: (34) 3237-9440

E-mail: grdcosta@ufu.br

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago

 Ingressos:

R$ 20,00 (inteira)

R$ 10,00 (estudantes, + 60 anos, aposentados e inscritos no evento 19º Reflexões e Ações no Ensino de Arte)

Localização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: