CINE UFU: Acervo VHS - Mostra Diversidade

Cartaz do Evento: 
 21/06/2018 - 19:00 até 05/07/2018

Apresentação

O CINE UFU visa a realização de mostras de filmes que busquem revisitar o conceito de cinema ao ar livre, e tem como objetivo fomentar a diversidade cultural na comunidade universitária, com propostas temáticas abordadas através da sétima arte. Com o acervo em VHS da antiga locadora "Sétima Arte", será possível trazer ao conhecimento público a produção cinematográfica dos anos de 1916 a 2004. Esta ação busca, pela forma da intervenção, ocupar espaços comuns, propiciando, não apenas um momento de lazer, mas também, uma via de acesso para a apreciação estética, o diálogo sobre concepções e atitudes relativas às questões sociais, políticas e culturais históricas de cada época. Em junho, acontecerá a Mostra Diversidade, com filmes voltados à temática LGBT.

O CINE UFU acontece todas as quintas-feiras, em significância ao dia 28 de junho, data que marca o início do movimento moderno LGBT em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos deste segmento da população. "Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. Stonewall era (e ainda é) um bar de frequência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa.

Naquele dia, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT e dando início à luta pela igualdade de direitos dessa comunidade. Todo ano, desde então, esta data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, numa expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT. No Brasil, as Paradas do Orgulho LGBT começaram a se tornar um importante momento de expressão e visibilidade desta população a partir de 1995.

Para comemoração da data, foi organizado um panorama com filmes do gênero. No dia 07 de junho foi apresentado o filme Banquete de Casamento, Ang Lee, Taiwan, EUA, 1993. Nas próximas  semanas, serão exibidos: em 21 de junho - Adorável Lavanderia, Stephen Frears, Reino Unido, 1985; no dia 28 de junho, Priscilla - A Rainha Do Deserto, Stephan Elliott, Austrália, 1994; e no dia 05 junho - Alma Gêmeas, Peter Jackson, Nova Zelândia, Alemanha. 1994.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O - Sala(s) Estacionamento do 5O-B
Tipo de evento: 
Natureza do evento: