III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado

 31/08/2019 - 08:00 até 03/09/2019 - 16:00
 Grupo PET/Biologia UFU-Uberlândia    3simposiodocerrado@gmail.com   FacebookInstagram    (34) 3225-8639

Apresentação

O Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado é um evento organizado pelo Grupo PET/Biologia UFU-Uberlândia, e tem como objetivo expor e valorizar esforços institucionais e individuais que contribuam para a compreensão da importância do Bioma Cerrado na manutenção da biodiversidade, na prestação de serviços ecológicos, na subsistência de populações humanas tradicionais, e nas ações de monitoramento e mitigação dos imensos impactos que este bioma tem sofrido, com especial ênfase para aquelas realizadas na região do Triângulo Mineiro.

Desse modo, o Grupo PET/Biologia UFU-Uberlândia promoverá o III Simpósio Regional de Conservação da Biodiversidade do Cerrado a fim de valorizar, criar e refletir ações a serem tomadas para a conservação da savana brasileira. Para tanto, são necessários esforços de todos os setores envolvidos em atividades desempenhadas neste bioma, para que haja a valorização dos recursos e um melhor planejamento para o desenvolvimento sustentável do país.

Essa ação se dá com intuito de valorizar o bioma que nos cerca, além de proporcionar uma visão mais ampla de diversos assuntos envolvendo o tema em questão por profissionais da área, buscando ainda proporcionar a interação entre comunidade, profissionais e setores acadêmicos por meio da geração e socialização da produção científica e suscitar o debate e a proposição de ações conservacionistas.

Precedentes:

I Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado (2015): 168 participantes, 16 trabalhos apresentados, disponíveis em para download aqui;

II Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado (2017): 110 participantes, 33 trabalhos apresentados por 84 autores estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições cercadas pelo Cerrado: UFU, UFTM, UNIUBE, UNIPAC, UNITRI, USP, UNESP, IFGoiano, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Instituto Estadual de Florestas e Instituto Onça Pintada). Confira o Livro de Resumos clicando aqui.

Formato do Evento:

O III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado contará com: mini-cursos (31/08 e 1/09), palestras, mesas-redondas, sessões orais e sessão pôster (apresentação de trabalhos) e concurso fotográfico temático (02 e 3/09), tal qual ocorrente nas edições anteriores do evento.

Programação

Horários

Dia 02

Horários

Dia 03

07:00 - 08:00

Credenciamento

08:00 - 08:30

Abertura

08:00 - 09:00

Palestra: Serviços Ecossistêmicos e Resiliência da Vegetação

08:30 - 09:30

Palestra: O Uso Medicinal das Plantas do Cerrado

09:00 - 10:00

Palestra: Vulnerabilidade de Formigas ao Aquecimento Global

09:30 - 10:00

Coffee Break

10:00 - 10:30

Coffee Break

10:00 - 11:30

Mesa Redonda: Porque Conservar?

10:30 - 12:00

Cine Debate: Ser Tão Velho Cerrado

11:30 - 12:30

Palestra: Plantas Pequenas do Cerrado

13:30 - 15:00

Sessão Oral

14:00 - 15:00

Palestra: Nova Classificação Climática Aplicada ao Bioma Cerrado

15:00 - 16:00

Sessão Oral

15:00 - 16:00

Encerramento/ Premiação

16:00 - 17:30

Painéis/ Coffee Break

19:30 - 20:30

Mesa Redonda: Agronegócio + Cerrado

PALESTRAS

PALESTRANTE

DIA E HORA DE APRESENTAÇÃO

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E RESILIÊNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA DE CERRADO ÀS MARGENS DE RODOVIAS: UMA IMPORTANTE LACUNA PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Dr. Jamir Afonso do Prado Júnior

03/09, 08:00 - 09:00

VULNERABILIDADE DE FORMIGAS AO AQUECIMENTO GLOBAL: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NATURAL

M.Sc. Lino Abdelnour Zuanon

03/09, 09:00 - 10:00

PLANTAS PEQUENAS DO CERRADO: BIODIVERSIDADE NEGLIGENCIADA

M.Sc. Natashi Aparecida Lima Pilon

02/09, 11:30 - 12:30

NOVA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA APLICADA AO BIOMA CERRADO

Dr. Giuliano Tostes Novais

03/09, 14:00 - 15:00

SESSÃO

TÍTULO DO TRABALHO

PRIMEIRO AUTOR

DIA E HORA DE APRESENTAÇÃO

ORAL 1

-

-

02/09,

ORAL 1

-

-

02/09,

ORAL 1

-

-

02/09,

ORAL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

PAINEL 1

-

-

02/09,

ORAL 2

-

-

02/09,

ORAL 2

-

-

03/09,

ORAL 2

-

-

03/09,

ORAL 2

-

-

03/09,

ORAL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

PAINEL 2

-

-

03/09,

Palestrantes

Atualmente é Professor Visitante no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Graduado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (2015) e mestre em Ecologia e Conversação de

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP - FCL de Assis e mestrado no programa de pós-graduação em Ecologia da U

Bacharel, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago
Período de inscrições: 
29/07/2019 - 08:00 até 31/08/2019 - 10:00

As inscrições via pagamento online estão disponíveis no site do PET Biologia/UFU http://www.petbio.ib.ufu.br/node/546 .

Inscrições também serão realizadas durante o evento.

 

Preço da Inscrição:

III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado. Valor: R$ 40,00

 

Minicursos:*

Inscrições disponíveis até dia 26/08 no site do PET Biologia/UFU http://www.petbio.ib.ufu.br/node/546 , as descrições dos mesmos encontram-se na Aba Principal do mesmo Site.

 

*Caso o participante deseje realizar algum minicurso, o valor deve ser pago de forma integral juntamente com o valor da inscrição.

*Caso o partipante prefira fazer apenas algum minicurso, o valor será de 20 reais cada.

Exemplos:

Apenas inscrição = 40 reais

Inscrição + 1 minicurso = 50 reais

Inscrição + 2 minicursos = 60 reais

Apenas 1 minicurso = 20 reais

Apenas 2 minicursos = 40 reais

Em caso de desintência, o prazo para solicitação de reembolso (evento e minicurso) será até o dia 29/08/2019, mediante contato via e-mail.

 

Inscrição Social: R$ 5,00

Mais informações no site do PET Biologia/UFU http://www.petbio.ib.ufu.br/node/546 .

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA E DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

O concurso de fotografia e de ilustração é um espaço aberto para a exposição de trabalhos fotográficos e ilustrativos trazidos pelos participantes do III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado, sendo frutos de suas experiências na natureza. Haverá PREMIAÇÕES para os primeiros colocados!

As inscrições para o concurso de fotografia estão abertas no site do PET Biologia/UFU http://www.petbio.ib.ufu.br/node/554 .

 

Localização

Campus Umuarama - Bloco(s) 8C - Sala(s) Auditório

Organização

Coordenação

Vitória Buzatto Toledo; Jackeline Bianc Martins; Jenyffer Stefany Pereira Martins; Leonardo Marques Borges Junior e Pedro Augusto Oliveira (petianos PET/Biologia Uberlândia).

Secretaria

Camila Silva Chamone; Miriam Fidelis Silva Santos (petianas PET/Biologia Uberlândia); Lara Pellegrini Carizzi Pereira de Lima e Victoria Bittencourt Costa (membros do Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade/GECB-UFU).

Tesouraria

Leonardo Santos Teixeira  (petiano PET/Biologia Uberlândia).

Identidade Visual

Jackeline Bianc Martins (petiana PET-Biologia Uberlândia)

Divulgação

Fernanda Oliveira Rodrigues, Isabella Dias de Oliveira e Ysla Demétrio Cardoso (petianas PET/Biologia Uberlândia); Luiza Gonçalves Dias (membro do Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade/GECB-UFU).

Comissão Científica

Brennda Valyery de Souza e Paulo Ricardo Freitag Jorge (petianos PET-Biologia Uberlândia); Sarah Machado Castro, Thomas Pereira Giozza, Lorena Costa Moreira  Santos e Elina Ernesto Langa Joao (membros do Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade/GECB-UFU).

Comissão de Infraestrutura

Luana Carvalho Luz (petiana PET/Biologia Uberlândia); Verônica Idy Lima e Yasmin Machado de Araújo (membros do Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade/GECB-UFU).

Apoio

Dra. Vanessa Stefani Sul Moreira (Coordenadora de Curso, INBIO-UFU); Karen Marques Bitencourt, Maria Thereza Silva Pereira, Michele Bruna Costa Ramos, Leonardo de Barros Sousa e Elusca Helena Muniz (graduandos, INBIO-UFU).

 

Revisores Ad Hoc

Submissão de Trabalhos

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os participantes que desejarem apresentar trabalhos no III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado devem submeter seus resumos entre os dias 29 de julho e 22 de agosto de 2019 na página http://www.petbio.ib.ufu.br.

É necessário que ao menos um dos autores do resumo tenha realizado o pagamento de sua inscrição previamente.

Os resumos devem ater-se a um dos três eixos temáticos do evento: Biodiversidade, Conservação e Sustentabilidade ou Educação Ambiental. Após submeter o resumo, o autor receberá um e-mail confirmando o recebimento.

 

O resumo deve situar o leitor nos objetivos da investigação, incluindo também as metodologias utilizadas, a exploração de seu aspecto empírico e as conclusões (mesmo que preliminares). Os resumos devem ser redigidos em parágrafo único e conter os elementos básicos de um texto científico (Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões) integrados ao texto, sem subdivisões. Tanto no título quanto no texto do resumo, nomes científicos de gênero e espécie devem ser colocados em itálico e devem ser mantidos caracteres sobrescritos ou subscritos, quando necessários. Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês. No momento da submissão, o participante deverá informar se prefere que seu trabalho seja apresentado oralmente ou em forma de painel. A decisão final acerca da forma de apresentação ficará, no entanto, a cargo da comissão organizadora tendo em vista as necessidades de elaboração da programação do evento. Os manuscritos serão avaliados pelos membros da comissão científica. O enquadramento dos resumos nos padrões aqui estabelecidos é um pré-requisito para o aceite.

FORMATAÇÃO

Os resumos devem ser redigidos no processador de texto Word e os arquivos devem ser salvos em extensão .rtf (rich text format). Para evitar problemas na identificação dos arquivos, os autores devem adotar o seguinte padrão para o nome do arquivo a ser salvo e enviado: sobrenome do autor ou autores (et al. para 3 ou mais autores), sigla da instituição do primeiro autor e eixo temático do trabalho. Não devem ser usados acentos ou vírgulas. Veja os exemplos abaixo:

Cozzuol UFMT Conservação.rtf

Machado UFU Educação Ambiental.rtf

Souza Filho IFTM Biodiversidade.rtf

A página deve apresentar tamanho A4, com margens superior e inferior iguais a 2,5 cm e margens direita e esquerda iguais a 3 cm. O resumo deve ser editado em fonte Times New Roman, espaçamento entre linhas simples e espaçamento entre caracteres de 100%. O título e texto do resumo devem ser editados em tamanho 11. O texto deve ser corrido, isto é, sem a utilização de parágrafos, com alinhamento justificado e deve conter no mínimo 15 linhas e máximo 30 linhas. O título do resumo deverá ser todo em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Os nomes dos autores (sem negrito) devem estar centralizados e em maiúsculas, em fonte tamanho 10, vir separados por vírgulas e posicionados abaixo do título, deste separados por uma linha. Abaixo do nome dos autores deverá constar o endereço, em fonte tamanho 9, também centralizado, contendo os seguintes itens: 1) nome do departamento ou instituto e sigla da Instituição, 2) sigla do Estado, 3) e-mail (em negrito e itálico). Os itens do endereçamento devem estar separados por vírgulas. Se houver dois autores de diferentes instituições, estas deverão ser indicadas por números sobrescritos. O texto deve ser separado da última linha de endereçamento por uma linha. Se houver necessidade de mencionar que um autor é bolsista de determinada agência de fomento, o nome deste deve ser seguido por um asterisco e a informação sobre o tipo de bolsa e a sigla da agência deve ir ao final do resumo, logo após o ponto final, entre colchetes. Exemplo: [*Bolsista PIBIC/CNPq]. No caso de mais de um autor nessa situação no mesmo trabalho, deve-se ir aumentando o número de asteriscos até quantos forem necessários e listar todos dentro do mesmo colchete, separados por ponto e vírgula. Exemplo: [*Bolsista PIBIC/CNPq; **Bolsista PIBEX/UFU].

Informações adicionais sobre os autores, como indicação do curso de pós-graduação ao qual está vinculado, caso pertença a uma instituição diferente, caso trabalhe em duas instituições ou mais, ou mesmo sobre o trabalho, como agências de fomento que suportaram a pesquisa, indicações referentes à publicação do texto na íntegra, entre outras, também devem estar entre colchetes, ao fim do texto do resumo. Exemplo: [*Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais - UFU; Original paper published in Bioscience Journal, 9: 01-12].

Se houver a necessidade de fazer citações, colocar a referência apenas no texto, entre colchetes, de forma abreviada. Quando houver três autores ou mais, utilizar da abreviatura et al.. Exemplos: Artigo em revista científica: [Cusminsky, G.C & Whatley, R.C. 2000. Ameghiniana 37(2):205-212]. Livro: [Bromley, R.G. 1996. Trace fossils. Chapman & Hall, 361 p.]. Capítulo de livro: [Cruz, N.M.C. 2000. In: Carvalho, I.S. (ed.) Paleontologia, Interciência, p. 213-221]. Artigo em anais de congresso: [Schneider, R.L. et al., 1974. XXIV CONGR. BRAS. GEOL., 1:41-65]; Resumo em anais de congresso: [Garruti, J.M. & Silva, D. 2003. III SIMP. BRAS. PALEONT. VERT., Resumos, p. 54].

Os trabalhos aceitos para as sessões orais poderão ser apresentados em até 15 minutos, sendo destinados mais 5 minutos para discussões abertas ao público e para a entrada do próximo apresentador. Pedimos aos autores que elaborem suas apresentações de forma a respeitar o limite de 15 minutos, evitando assim atrasos na programação ou eventuais interrupções nas suas apresentações.

Recomenda-se fortemente que as apresentações sejam salvas em PowerPoint sob a opção “todas as versões” (.ppt). Os arquivos devem ser entregues à Comissão Organizadora com ao menos duas horas de antecedência da apresentação.

Os painéis deverão apresentar dimensões máximas de 90 cm de largura e 120 cm de altura (dimensões menores do que estas serão aceitas também). Ao menos um dos autores deverá estar presente junto ao painel no horário destinado à apresentação, possibilitando assim o debate público. Caso os autores não estejam presentes, não serão emitidos os respectivos certificados de apresentação.

 

Publicações

O Livro de Resumos do III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado será disponibilizado nesta página no dia 31 de agosto de 2019.

Certificados

Instruções para o acesso aos certificados serão disponibilizadas nesta página a partir do dia 09 de setembro de 2019.

Dicas de Hospedagem

O evento irá acontecer no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. As opções de hospedagem mais próximas ao campus são: Hotel Umuarama Rua Rio Grande do Norte, 2750 - Umuarama, Uberlândia - MG
Tel. (34) 32121322 Carlton PlazaAv. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, 160 - Uberlândia - MG Tel. (34) 3233-6300 Pousada Dona Zilá Tel. (34) 3213-7205 / (34) 9 9650-4131

ALOJAMENTO GRATUITO

A Universidade Federal de Uberlândia dispõe de um imóvel localizado na Rua Duque de Caxias, 285, no centro de Uberlândia.  Este local é um espaço pioneiro da fundação da UFU, e que já abrigou a Faculdade de Direito e a Reitoria. Atualmente sem maiores funções administrativas, a maioria das salas deste prédio é destinada a apoiar a participação de estudantes que vêm a Uberlândia participar de eventos acadêmicos, esportivos e científicos sediados na UFU, de uso gratuito, formando assim o Alojamento Duque de Caxias.

O local inclui várias salas que servem de dormitórios e de guarda-volumes. Não há camas, mas há 60 colchões de espuma de boa qualidade disponíveis para os alojados (altura: 14 cm; largura: 78 cm; comprimento: 188 cm; densidade 33). As salas são mantidas limpas, e há quatro banheiros com um chuveiro cada (dois masculinos e dois femininos), além de outros dois banheiros sem chuveiros. Há vigilância 24hs. Para os participantes do III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado foram reservadas 60 vagas no Alojamento, disponíveis entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro de 2019.

Apenas participantes inscritos poderão pleitear uma vaga no Alojamento Duque de Caxias. Uma vez concluída sua inscrição no evento em http://www.petbio.ib.ufu.br, proceda à solicitação do Alojamento na mesma página, informando nome completo, RG com órgão expedidor, instituição de ensino e número de matrícula (ou órgão/empresa empregadora, quando não estudante), e uma previsão de dia e hora de entrada no Alojamento. As inscrições para o Alojamento serão abertas no dia 26 de julho de 2019. A primeira chamada para inscrições para o Alojamento Duque de Caxias encerrar-se-ão às 23h59m do dia 20 de agosto de 2019, seguindo-se uma segunda chamada caso ainda haja vagas. Uma lista com os beneficiários será disponibilizada nesta página. O alojamento poderá ser utilizado somente por participantes devidamente inscritos no Simpósio, previamente cadastrados e não-residentes em Uberlândia. De acordo com as regras de utilização do Alojamento Duque de Caxias, a Comissão Organizadora deve entregar à Prefeitura Universitária uma lista com dados dos participantes usuários do Alojamento com antecedência até o dia 25 de agosto de 2019.

(NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO TRANSPORTE DO ALOJAMENTO PARA O EVENTO)

NORMAS GERAIS DO ALOJAMENTO:

​1. Para entrar no prédio deverá ser apresentado as credenciais do evento e documento pessoal ao vigilante de plantão;

2. Não é permitido a entrada e consumo de bebidas alcoólicas no interior do prédio;

3. Não é permitido a permanência de pessoas que não estejam cadastradas para se alojarem no local;

4. O vigilante ficará responsável pela guarda da chave da sala (abertura e fechamento) que servirá como alojamento, sendo que a responsabilidade dos pertences é dos proprietários dos mesmos;

5. Evitar barulhos excessivos, para não causar transtornos a vizinhança;

6. A entrada no local será das 06:00 até à 01:00;

7. O responsável deverá manter o alojamento limpo durante o período de utilização;

8. Não é permitido qualquer tipo de comercialização dentro do prédio

9. Serão disponibilizados apenas colchonete, fica a critério do participante trazer colchão inflável, saco de dormir, etc caso queira;

10. Trazer roupa de cama, inclusive travesseiro e roupa de banho;

 

Como Chegar

Indicamos o uso do aplicativo Moovit (https://moovitapp.com) para orientação para locomoção em Uberlândia e acesso ao campus Umuarama por meio de ônibus.

Apoio

Realização

PET Biologia Uberlândia
Natureza do evento: