Uni-versos em Tempos de Pandemia

Residência Artística, Mostra Coletiva e Debate
Cartaz do Evento: 
 22/10/2020 - 00:00 até 26/10/2020
   musindio@gmail.com

Apresentação

“Uni-versos em Tempos de Pandemia" trata-se de um projeto promovido pelo o Museu do Índio da Universidade Federal de Ubeerlândia (UFU) . A proposta contempla uma Residência Artística - ocorrida entre os dias 20 de agosto e 20 de setembro -, uma Mostra Coletiva - cuja abertura ocorre nesta quinta-feira (22/10), e um debate, a ser realizado em 26/10, às 19h, com os artistas Naine Terena, Yermollay Caripoune,  Ibã Huni Kuin e Denilson Baniwa.

A residência é um olhar para os desdobramentos poéticos de quatro artistas indígenas contemporâneos. O país e o mundo vivem momentos "líquidos", onde nada poderá ser como antes, uma pandemia, o confinamento...

Contudo, a arte indígena é a razão maior dessa residência e que se desdobra na I Mostra Coletiva de Artistas Indígenas do Museu do Índio da UFU, para que a imagem seja insistente e que nos leve de volta ao tempo em que o olhar nos imobilizava. E que esses pavores trocados das imagens petrificadas com pancadas de malho nos façam refletir sobre o tempo do tédio.

Apesar de serem de povos diferentes - ou justamente por causa disso - Naine Terena, Ibã Huni Kuin, Denilson Baniwa e Yermollay Caripoune foram convidados pelo Museu do Índio para pensarem uma produção onde a reflexão sobre o corpo, a natureza, a sociedade e o universo mítico estejam presentes.  Tal produção será, talvez, uma noção de permissão para sonhar, fornecida pelas experiências positivas e experimentações imaginativas na modelagem artística de cores e formas desses quatro artistas.

O projeto conta com curadoria de Kássia Borges, docente do Instituto de Artes (Iarte/UFU). A mostra estará disponível tanto no SITE DO MUSEU DO ÍNDIO, quanto nos seus perfis no FACEBOOK e no INSTAGRAM. Já o debate será transmitido via YOUTUBE

Outras Informações