Thyara Pataxó

Mulher, mãe, liderança indígena da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros, situada na cidade de Porto seguro-Bahia. Coordenadora do grupo de mulheres indígenas da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros e segunda secretaria da Associação da Juventude Indígena Pataxó. Atualmente graduando o curso de Agroecologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, área na qual atuo constantemente e sou pesquisadora, atuo nas áreas de Agricultura tradicional, meio ambiente, cultura indígena, mulheres indígenas e antropologia. sou conselheira da associação Indígena Novos Guerreiros- Assuhã.

Além dessas questões sou escritora e tenho experiência e convivência com a juventude indígena de vários povos além do meu, destacando o Coletivo de Estudantes Indígenas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Atualmente busco dialogar sobre a invisibilidade indígena, não acho conveniente a exclusão da raça do meu povo em assuntos e espaços a qual poderíamos somar por igual. Sou encarregada de dar continuidade as lutas dos meus antepassados, para que as futuras gerações possam ter a mesma força e disposição de lutar pelos nossos