Sydnei Magno da Silva

Professor/Pesquisador do Departamento de Parasitologia - ICBIM/UFU.

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto III do Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) da Universidade Federal de Uberlândia. Orientador do Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da UFU nível Mestrado e Doutorado. Coordenador do Laboratório de Bioensaios em Leishmania do ICBIM-UFU. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica - INCT NanoBioFAr, da REDE Mineira de Nanobiofarmacêutica e REDE Mineira de Pesquisa em Doenças Infecciosas Humanas e Animais. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em leishmanioses, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), ensaios pré-clínicos de fármacos e formulações para o tratamento das leishmanioses, nanotecnologia, antimoniato de meglumina encapsulado em lipossomas, lipossomas furtivos, anfotericina b, miltefosina e alopurinol. Tem experiência em métodos diagnósticos para LVC, LVH e LTA, na relação parasito-hospedeiro (Lutzomyia longipalis/Leishmania), xenodiagnóstico, leishmaniose visceral felina e outros possíveis reservatórios de Leishmania infantum.