Zélia Ludwig

Pesquisadora e Divulgadora de Ciência na UFJF

Graduada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Tecnologia Nuclear, doutora em Ciências e pós -doutora na área de materiais vítreos pela USP.

É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participa do Programa de Visitantes do Max Planck de Dresden- Alemanha e do Materials Research Center da Universidade do Missouri-USA.

Além de cientista, é mãe, mulher e negra. Trabalha com questões de gênero, raça e extensão científica, depois de lutar contra a falta de representatividade de mulheres negras em espaços acadêmicos. Coordena o grupo “Para meninas negras na ciência”, cujos objetivos são quebrar os estereótipos do cientista e inspirar as crianças a pesquisarem.

Colaborou com a Nasa no desenvolvimento de uma plataforma de vidro adaptada para o solo da Lua. Organizou a XXIV Feira de Ciências da UFJF e escreveu o livro “Eficiência Quântica Luminescente de Vidros Fosfatos”.