Prof. Dr. Manuel Gaspar da Silva Lisboa

Palestrante Internacional. Professor Catedrático de Sociologia, na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Coordenador do Departamento de Sociologia, da Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Director do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG/CICS.NOVA, NOVA FCSH), tendo coordenado mais de três dezenas de projectos de investigação nas áreas da violência contra as mulheres, doméstica e de género. É autor de mais de uma centena de publicações, de livros, capítulos de livros, artigos científicos e relatórios científicos, a maioria sobre a temática da violência contra as mulheres, doméstica e de género. Autor ainda de mais de cem (100) comunicações científicas, sendo a maioria sobre as mesmas temáticas da violência. É coordenador do Mestrado de Estudos Sobre as Mulheres e do Doutoramento em Estudos de Género, na Faculdade de Ciências e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Perito internacional do Conselho da Europa e do European Institute for Gender Equality (EIGE). Membro do Conselho Técnico-Científico, da Agência Governamental CIG, na área da Violência Contra as Mulheres, Doméstica e de Género, em Portugal. Perito Internacional do Projecto Diálogos Brasil - União Europeia, Caminhos para a Prevenção da Violência Doméstica contra a Mulher.