Maria das Graças Conde Caldas

Professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp)

Jornalista desde 1969. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1973). Atuou em vários veículos de comunicação, entre eles Diário de Notícias e TV Globo (Rio de Janeiro), Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil (São Paulo), assessorias de imprensa da Prefeitura de Campinas e da UNICAMP (11 anos). Curso de Especialização à Distância em Jornalismo Científico pela Capes (1982). Especialização em Comunicação Integrada pela Fundação Dom Cabral/PUC-MG (1987). Mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1995). Pós-Doutoranda no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (2008-2010).

Foi professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) onde orientou trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação), Lato Sensu, Mestrado (18) e Doutorado (10) na área de Divulgação Científica e Políticas Públicas de Comunicação e C&TI (1997-2010). Na mesma instituição, coordenou o curso de Jornalismo e dirigiu a Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da UMESP (1997-2010). Foi Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) em duas gestões e também Diretora Administrativa.

É membro das sociedadedes científicas: ABJC, INTERCOM e SBPC. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, Comunicação Científica e Tecnológica-Mídia e Poder até 2010, quando saiu da UMESP. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade, no Labjor/Unicamp. Integrando outros grupos de Pesquisa na área de Divulgação Científica e de Linguagem. É professora-pesquisadora do curso Lato Sensu de Jornalismo Científico e do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/UNICAMP, onde já orientou (13 dissertações de Mestrado).

Atualmente está com 7 dissertações em andamento, bolsistas Fapesp e Capes. Coordenou os cursos Lato Sensu de Jornalismo Contemporâneo e Gestão Estratégica de Comunicação Integada: Comunicação e Cultura Multimídia das Faculdades Metropolitanas de Campinas (METROCAMP), onde atuou, também, como Coordenadora de Pesquisa e Extensão (2006-2008). Coordenou o curso de Extensão em Jornalismo Científico da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC) durante a SBPC de 2011, em Goiânia e em 2014, no Acre. Prêmio Pesquisador Sênior em Jornalismo-2012, Adelmo Genro Filho, SBPJOR. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade, no Labjor/IEL/Unicamp. Bolsista Produtividade em Divulgação Científica, CNPq.