Rene Jose Trentin Silveira

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim (1983) e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Em 1991 obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), com a dissertação ?Ensino de filosofia no segundo grau: em busca de um sentido?. Doutorou-se em Educação, em 1998, também pela pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com a tese: ?A filosofia vai à escola: estudo do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman?. Realizou estágio de pós-doutoramento junto à Fondazione Istituto Gramsci, de Roma (nov./2009 a fev./2010) e junto à Università degli Studi di Torino, em Turim (Nov./2010 a fev./2012). Foi professor de Filosofia do ensino médio na rede pública de São Paulo, de 1984 a 1989. Em 1989 ingressou como Professor no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. Em 1997 tornou-se docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Professor Livre-Docente desse mesmo departamento. Participa do grupo de pesquisa SENSO, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP, atuando nas linhas de pesquisa ?Pensamento filosófico e educação? e ?Ensino de Filosofia?. Principais áreas e temas de pesquisa: Antonio Gramsci, Ensino de Filosofia; História da Educação brasileira no período pós-1964; Filosofia e Educação. (lattes)