Flores Arrancadas à Névoa

14/09/2019 - 19:00 até 15/09/2019

Apresentação

"Flores Arrancadas à Névoa", com direção de Ana Carneiro, é encenada pelo grupo Flores de Teatro, formado por atrizes, atores e professoras do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A montagem, que teve início em 2015, por meio do edital PIAC - UFU, percorreu em 2017 as cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. E em 2018 foi selecionada por meio do Edital 68 Cultural da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu), integrando o evento "Memórias e Esquecimentos: 50 anos de 1968", com apresentações no Palco de Arte em Uberlândia.

Agora novamente em cartaz nos dias 14 e 15 de setembro, o espetáculo compõe a programação do Circuito Independente do Teatro de Uberlândia, o CITU. Trata-se de uma iniciativa de formação de público e espectador realizada de modo totalmente independente pelos artistas locais, que tem como foco compor uma grade de programação contínua e diversificada para a cidade. O circuito começou em maio deste ano e segue até dezembro, como uma peça diferente a cada final de semana. Todas as apresentações acontecem na sede do Grupontapé, grande apoiador do movimento.

Em "Flores Arrancadas à Névoa", o autor nos apresenta por meio da trajetória de duas mulheres, Raquel e Aída, o caminhar sem tréguas de quem é obrigado a se exilar, a partir e atravessar fronteiras e alfândegas, deixando pedaços de si no duro trajeto. Um encontro ocasional em uma estação de trem une essas duas vidas, que têm agora apenas suas memórias e a perpétua ação de caminhar que as direciona para longe de sua terra, de sua cultura, de si mesmas, encontrando apenas a eterna sensação de não pertencimento e de não reconhecimento, do se sentir estranh(o/a)/estrangeir(o/a) onde quer que se passe a viver.  A trilha sonora é executada pela figura mascarada e típica da cultura-latino-americana, que integra a cena de forma pontual.

No contexto desses exílios é que podemos situar a peça "Flores Arrancadas à Névoa". Ela foi escrita por Arístides Vargas, ele mesmo um exilado que partiu de Mendoza, na Argentina, no ano de 1975, fugindo de um golpe militar que já tornara “desaparecidos” estudantes da Universidad de Cuyo, onde estudava. Por todo esse conhecimento e experiência, Vargas é um dramaturgo que possui como tema mais amplo o conceito de pátria e uma permanente e problematizadora reflexão sobre identidade e transterritorialidade. As questões do exílio, portanto, são pontuais e constantes em sua obra.

Fruto de sua amarga experiência pessoal, "Flores Arrancadas à Névoa" apresenta a trajetória de duas personagens que, assim como o autor, assim como milhares de exilados latino-americanos, que atravessam fronteiras, estão condenadas a viverem em uma névoa, fora de seus lugares, vagando, arrancadas de si mesmas, como expresso pela personagem Aída, quando esta diz que: “Não podemos voltar... somos gente e acima de tudo, estrangeiras: todos nos olham, é certo, como se olham os tontos, com certa vergonha e desprezo e ninguém nos quer ter em suas casas porque ninguém tolera nosso cheiro, porque falamos de outra maneira, porque somos negros, brancos, vermelhos, azuis, porém, sobretudo, porque somos pobres...”

Grupo

O Flores de Teatro surge no interior da UFU, com a realização da montagem "Flores Arrancadas à Névoa", de Arístides Vargas. Sua origem é nos interesses e na aproximação dos trabalhos de pesquisa sobre teatro latino-americano e máscaras, realizadas pelas professoras Ana Carneiro e Vilma Leite. Fatores os quais somaram-se à tradução do texto feita por Luiz Carlos Leite, técnico de dramaturgia do curso de Teatro, à paixão pelo teatro que perpassa todos e os une àa atriz Maria De Maria, convidada a integrar o grupo em 2016, e à temática da peça, pelos aspectos sócio-políticos nitidamente presentes no seu interior. Por último soma-se à cena o ator e técnico Luciano Pacchioni, que também cuida minuciosamente do aspecto sonoro da montagem.

Todo o seu desenvolvimento se fez por meio de um processo lento, longo e prazeroso, iniciado em 2015, que desde sempre contou com a parceria de estudantes e técnicos do curso de Teatro tanto nos aspectos criativos da cena, como a movimentação corporal das atrizes e do ator mascarado, a concepção visual do espetáculo, a iluminação e a sonoridade da mesma, como no que diz respeito ao registro imagético das diferentes etapas do trabalho, por meio de fotos e vídeos. Todo esse trânsito entre as docentes-atrizes, os técnicos e os discentes é um verdadeiro processo de investigação que permite a interação e a troca de diferentes saberes, independentemente dos papeis iniciais de cada um dentro do contexto universitário.

Ficha técnica de "Flores Arrancadas à Névoa"

Texto: Arístides Vargas

Tradução: Luiz Carlos Leite

Direção: Ana Carneiro

Elenco: Vilma Campos, Maria De Maria e Luciano Pacchioni

Confecção da Máscara: Fernando Lillo

Figurinos: Letz Pinheiro

Cenografia: Edu Silva

Preparação Corporal: Ana Carolina Tannús

Iluminação: Luciano Pacchioni

Operação de luz: Mario Leonardo

Assistente de produção: Verônica Bizinoto

Produção: Maria De Maria

Fotografia: Thaneressa Lima

Registro videográfico: Alessandro Carvalho

Apoio: LIE, LICA, LAPET, LAACENICAS, CÊNICALUZ e ADUFU.

O quê: Espetáculo “Flores Arrancadas à Névoa"

Quem: Grupo Flores de Teatro

Quando: dias 14 e 15 de setembro, sempre às 19h

Onde: Teatro da Escola Livre do Grupontapé - Rua Tupaciguara, 471

Gênero: Adulto

Classificação etária: recomendação a partir de 12 anos

Custo do evento:
Evento pago

Os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria do Teatro da Escola Livre do Grupontapé - Rua Tupaciguara, 471.

Valores:

• R$ 40,00 (inteira)
  • R$ 20,00 (para estudantes, idosos, artistas de qualquer natureza e pessoas que apresentarem o folder do espetáculo)

Natureza do evento: