Palestra "A primeira fotografia de um buraco negro"

23/05/2019 - 14:00

Programação

Nos últimos dois anos, um time internacional de astrônomos apontou um observatório do tamanho do planeta Terra (Event Horizon Telescope) para o centro da nossa galáxia e da galáxia M87, com o objetivo de obter a primeira fotografia de um horizonte de eventos: a misteriosa fronteira de um buraco negro da qual nada consegue escapar. Nesta palestra, Nemmen descreverá de maneira acessível este resultado científico histórico, que é um verdadeiro divisor de águas na astronomia.

Sobre o palestrante: Rodrigo Nemmen é professor de astrofísica na Universidade de São Paulo (USP), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi pesquisador na NASA. Suas pesquisas têm buscado desvendar os segredos dos fenômenos mais violentos do universo-em particular os buracos negros.

O evento é uma realização do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (INFIS/UFU) e faz parte da série de Seminários da Pós-graduação em Física (PPFIS). A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral.

Custo do evento:
Período de inscrições: