XIII Workshop de Teses e Dissertações em Ciência da Computação

10/06/2019 - 14:00 até 11/06/2019 - 18:00
   mgcarneiro@ufu.br lgamartins@ufu.br    (34) 3239-4479

Apresentação

O WTDCC conta com a participação de pesquisadores, promovendo a interação entre grupos de pesquisa. Basicamente, estes pesquisadores contribuem na evolução dos trabalhos desenvolvidos no Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCO) da Faculdade de Computação (FACOM), apresentando sugestões para a melhoria dos trabalhos.

O conjunto de trabalhos oriundas desse programa de pós-graduação tem contribuido para o desenvolvimento de estudos em diferentes áreas do conhecimento humano e com impactos relevantes na vida de cidadãos comuns. Além disso, os pesquisadores são convidados a apresentarem suas pesquisas, permitindo que pontos de interesse em comum sejam identificados entre os grupos.

Dentre os objetivos do WTDCC, é possível destacar os seguintes:

• Permitir a troca de experiência entre os pesquisadores (discentes e docentes);
  • Promover a melhoria dos trabalhos produzidos, por meio de uma avaliação crítica e independente;
  • Divulgar o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da FACOM;
  • Permitir aos docentes um acompanhamento das pesquisas em andamento;
  • Apoiar os trabalhos de pesquisa dos discentes;
  • Estimular a colaboração entre os docentes do PPGCO;
  • Permitir a colaboração inter-grupos de pesquisa;
  • Refletir sobre a atual situação do PPGCO na UFU e no cenário nacional.

Nesse sentido, o WTDCC constitui-se num importante espaço de integração para a troca de experiências acadêmico-científicas, objetivando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nesse domínio do conhecimento.

10/06/2019

11/06/2019

14h00m

Palestra: "Pós-Graduação: o que esperar e como se preparar?"
Prof. Dr. Murillo Guimarães Carneiro
Palestra: "Pós-Graduação em Computação: Ampliando suas Fronteiras para o Mundo"
Prof. Dr. Pedro Frosi

14h40m

Palestra: "Pesquisas em Inteligência Artificial"
Prof. Dr. Anderson Rodrigues dos Santos
Palestra: "Pesquisas em Engenharia de Software"
Prof. Dr. Marcelo de Almeida Maia
Prof. Dr. Rivalino Matias Júnior
Prof. Dr. Stéphane Julia

15h20m

Seção de Apresentação de Pôsteres I
Seção de Apresentação de Pôsteres II

16h20m

Palestra: "Pesquisas em Ciência de Dados"
Prof. Dr. Marcelo Zanchetta do Nascimento
Palestra: "Pesquisas em Sistemas de Computação"
Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani

17h00m

Encerramento das atividades do dia
Encerramento do XIII WTDCC

Custo do evento:
Período de inscrições:
01/05/2019 - 08:00 até 09/06/2019 - 23:45

Submissão de Trabalhos

Datas importantes:

• Data limite para submissão dos resumos: 06/05/2019
  • Divulgação dos resumos aprovados: 10/05/2019
  • Data limite para submissão do pôster (camera-ready): 03/06/2019
  • Apresentação dos pôsteres: 10/06/2019 e 11/06/2019

Comitê Organizador:

• Prof. Dr. Luiz Gustavo de Almeida Martins (UFU)
  • Prof. Dr. Murillo Guimarães Carneiro (UFU)

Categorias de submissão:

• Graduação (IC ou TCC)
  • Mestrado (MS)
  • Doutorado (DR)

Normas para submissão e apresentação dos trabalhos:

• As submissões devem ser realizadas pelo estudante via Sistema de Submissão, respeitando os deadlines estipulados acima. O estudante é o responsável pelas informações prestadas.
  • Em caso de aceite do resumo, o estudante deverá elaborar um pôster para apresentação do trabalho, conforme o modelo disponibilizado abaixo, e submetê-lo via  Sistema de Submissão até o dia 03/06/2019.
  • Todo resumo aceito deverá ser apresentado como pôster para que seja publicado nos anais do evento.
  • O título do trabalho deverá ser o mesmo no sistema de submissão e no pôster.
  • A impressão do pôster para apresentação é de responsabilidade do estudante. Recomenda-se que sejam impressos no tamanho A1.
  • O estudante que tiver seu trabalho aprovado deverá realizar a sua inscrição no evento até o dia 07/06/2019.
  • Em todas as etapas, é responsabilidade do estudante acompanhar o status da sua submissão, inscrição e demais informações do WTDCC em seu e-mail. Em caso de dúvidas, deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora.

Da ausência, avaliação e premiação dos trabalhos:

• Trabalhos que não forem apresentados, não serão incluídos nos anais do evento.
  • O estudante que não puder comparecer na data do evento deverá justificar sua ausência à Comissão Organizadora com a maior antecedência possível.
  • Os trabalhos serão avaliados por docentes da FACOM/UFU, os quais selecionarão os melhores trabalhos de cada categoria para premiação.
Modelos de documentos:

Área do conhecimento: