Palestras Metodologias Ativas

12/07/2018 - 08:30

Apresentação

Acontece, em 12 de julho, a palestra Metodologias Ativas, ministrada pelo professor José Moran. Fundador do Projeto Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador de um grupo de pesquisa sobre Formação Inovadora de Professores no Instituto Singularidades de São Paulo, Moran discutirá o papel do aluno como personagem principal no processo de aprendizado.

Metodologias Ativas são formas de incentivar a comunidade acadêmica a absorver conteúdos de maneira mais autônoma e participativa, não só assistindo aulas expositivas. "O professor não está ali para explicar o básico, mas para trabalhar as questões avançadas. O aluno sabe ler, assistir a um vídeo. Você dá algumas diretrizes para ele ir por conta própria e chegar até determinado ponto. Aí vem o professor e problematiza, faz relações que os alunos não conseguem fazer ainda. É o modelo que se chama aula invertida. É complexo, mas faz sentido num mundo em que o conteúdo é muito movediço, evolui. A sala de aula tem que ser um espaço vivo, de trocas, de resultados, de pesquisas", afirmou Moran em entrevista ao jornal O Globo.

O evento acontece em dois campi:

• Às 8h30, no Auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica; e

• Às 18h30, no Auditório Pavonianos do Campus Patos de Minas.

A palestra destina-se, principalmente, aos docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas também é aberta ao público externo.

Custo do evento:
Período de inscrições:
29/06/2018 - 09:30 até 12/07/2018 - 15:30

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 3Q - Auditório (PALESTRA TRANSFERIDA DO 5S PARA O 3Q DEVIDO GRANDE NÚMERO DE INSCRIÇÕES)
Natureza do evento: