Marcelo Marques de Araújo

Professor do curso de Jornalismo da UFU

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado do Triângulo (2000), graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Letras e Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011).

Em outubro e novembro de 2015 participou de um curso na área de Branding, Marketing e Comunicação na State University of New York, além de na ocasião, também ter visitado e participado de reuniões com grupos de pesquisa na New School e na NYU Professional. É pesquisador convidado da Brunel Universtity (London). Em 2012 desenvolveu estudos e pesquisas de preparação para Pos-Doc no Brazil Institute - Kings College London, junto ao Departamento de Antropologia da Comunicação da Universidade de Londres - UK.

Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia / MG - Brasil. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação, no eixo de pesquisa Branding e Discurso nas Organizações. É professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo (Comunicação Empresarial, Comunicação Organizacional, Empreendedorismo na Comunicação, Jornalismo Especializado e Opinativo) e no CEAD/UFU, Centro de Educação a Distância / UFU, na área de Produção de Conteúdos Comunicacionais.

Tem experiência na área de Comunicação Especializada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso Comunicacional, Comunicação, Jornalismo Especializado, Branding, Empreendedorismo, Educomunicação, Educação a Distância, Marketing e Comunicação Organizacional. É membro da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), GPAD, ADP/UFMT, ANPOLL, ABRALIN, FNPJ, INTERCOM, ALED (Associacion Latinoamericana de Estudios del Discurso), Gramáticas de Usos do Português, e de vários outros grupos de pesquisa. É avaliador / parecerista da revista REBEJ, INTERCOM, PROPP-UFU, FAPEMIG, FAPEMAT, entre outras.

É um dos fundadores do Grupo de Pesquisas ComumDiscurso. Atua em vários projetos de extensão na UFU, entre eles destacam-se: Programa de WebTV CEaD/UFU, WebRadio e Informativo Impresso CEaD/UFU. É consultor na área de branding, marketing e comunicação.