Silvania Sousa do Nascimento

Professora e diretora de Divulgação Científica da UFMG

Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1983), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI (1999) e com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2008-2009).

Ocupou o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais (2005-2007) e de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013). É professora titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e coordena, desde 2010, a Diretoria de Divulgação Científica na Pro-Reitoria de Extensão da UFMG.

Tem como áreas de interesse a educação em espaços escolares e não escolares, com pesquisas principalmente nos seguintes temas: comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores e museus de ciências.