III Encontro Questão Indígena e Educação

24/10/2017 - 19:00 até 26/10/2017 - 12:00

Apresentação

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult) e do Museu do Índio, o III Encontro Questão Indígena e Educação ocorre entre os dias 24 e 26 de outubro, no auditório 5R-AB, no Campus Santa Mônica.

Nesta edição, o evento traz, como tema central de discussão, “Territórios Indígenas no Brasil: ameaças, conflitos e resistência”. De acordo com organizadores, o objetivo é compreender a realidade indígena em face do agravamento dos conflitos de terras, provocado, principalmente, pela ofensiva do agronegócio sobre estes mesmos territórios.

"Este é um debate que se faz urgente, tendo em vista as consequências nefastas para estes povos, acarretando sua desintegração e toda sorte de atrocidades", opina a atual coordenadora do Museu do Índio da UFU, Lídia Maria Meirelles.

Mais informações na página do evento no Facebook.

Realização: Museu do Índio

Promoção: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) e Diretoria de Cultura (Dicult)

DIA 24 DE OUTUBRO

19h – PALESTRA
– Dr. João Pacheco de Oliveira
Antropólogo e professor titular do Museu Nacional/ UFRJ. Pesquisador sobre terras indígenas no Brasil

DIA 25 DE OUTUBRO

9h às 12h – OFICINA
"As novas tecnologias da comunicação na luta pela afirmação das identidades indígenas"
– Denilson Baniwa
Indígena da etnia Baniwa e artista gráfico

19h – MESA REDONDA
– Márcio Santilli
Filósofo, ex-presidente da Funai (1995-1996), sócio-fundador do ISA e assessor do Programa Política e Direito Socioambiental
– Sandra Benites
Cursou Licenciatura Intercultural Indígena na UFSC e tem experiência docente em escola indígena Guarani
– Rafael Modesto dos Santos
Advogado e assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário.

DIA 26 DE OUTUBRO

9h - MOSTRA DO FILME "MARTÍRIO" / DEBATE
– Prof. Diego Soares da Silveira
Ciências Sociais/ UFU
– Iara Helena Magalhães
Professora universitária e em Audiovisual.

Todas as atividades serão realizadas no auditório 5R-AB, no Campus Santa Mônica da UFU.

Custo do evento:
Período de inscrições:
25/09/2017 - 14:00 até 24/10/2017 - 14:00

Evento gratuito e com emissão de certificados. Inscrições presenciais: Avenida Vitalino Rezende do Carmo, 116, Santa Mônica; fone para contato (34) 3236-3707.

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5R - Sala(s) Auditório 5R-AB