II Reunião da Rede Nacional de Medicina Comparativa e Pesquisa Translacional

30/10/2017 - 08:00 até 18:00
 http://www.eventos.ufu.br/ii-renatrans    ftmoroni@ufu.br

Apresentação

No dia 30 de outubro desse ano, a Universidade Federal de Uberlândia, sediará a segunda reunião para organizar a Rede Nacional de Medicina Comparativa e Pesquisa Translacional.

A Primeira Reunião ocorreu em Uberlândia, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no dia 16/03/2017 e contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Uberlândia, da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade do Estado de São Paulo.

Essa reunião consistirá de palestras e mesas-redondas com o objetivo de discutir questões relacionadas aos conceitos e aplicações da Medicina Comparativa e Pesquisa Translacional, bem como elaboração de estratégias efetivas para a concretização da Rede.

O evento ocorrerá no Anfiteatro do Bloco 4K, das 8h as 18h, no Campus Umuarama da UFU, na cidade de Uberlândia. Poderão se inscrever docentes e  pesquisadores que tenham interesse em se integrarem a Rede.

Inscrição no local e entrega de material

Cerimônia de abertura

Conferência 1
Tema: O que é Medicina Translacional?
Conferencista: Prof. Dr. Eduardo Moacyr Krieger - Diretor Executivo da Comissão de Relações Internacionais - CRInt da FMUSP, Vice-Presidente da FAPESP, Presidente do Conselho de Gestão e Estudos Estratégicos- CGEE, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT/MCT.

Cofee break

Conferência 2
Tema: Exemplos de aplicação do conceito de Medicina Translacional.
Conferencista:  Profª Drª Dulce Elena Casarini - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Conferência 3
Tema: Ensaios pré-clínicos e estratégias para o desenvolvimento das tecnologias médicas.
Conferencista: Profª Drª Cristina Kurachi - USP / São Carlos

Almoço

Mesa redonda 1
Tema: Avaliação da necessidade de estruturação dos núcleos e da Rede Nacional de Medicina Comparativa e Pesquisa Translacional.

Prof. Eduardo Crosara Gustin (HC/UFU)
Prof. Dr. Rodrigo Guerino Stabeli  (FIOCRUZ)

Moderador: Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho (INGEB/UFU)

15h00 – 15h15
Coffee break

15h15 - 16h30
Mesa redonda 2
Tema: Definições de estratégias para a concretização da Rede.

Prof. Dr. Daniel Ferreira da Cunha (FM/UFTM)
Prof. Dr. Rosires P. de Andrade (UFSC)

Moderador: Prof. Dr. José Roberto Mineo (ICBIM/UFU)

Eleição da Comissão para o ano de 2018

Cerimônia de encerramento

Custo do evento:
Período de inscrições:
20/09/2017 - 00:00 até 20/10/2017 - 00:00

Público alvo: Docentes, pesquisadores e técnicos de leboratório vinculados à pesquisa.

As inscrições podem ser realizadas pelo endereço de e-mail: ftmoroni@ufu.br

Av. Amazonas, 1777 - - Uberlândia / MG -
Campus Umuarama - Bloco(s) 8B - Sala(s) Anfiteatro

Organização