SIMPÓSIOS CIENTÍFICOS DOS MEMBROS AFILIADOS DA ABC | ED.04 • QUÍMICA DE MATERIAIS E ALIMENTOS

Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | ED. 04 • Química de Materiais e Alimentos

Cartaz do Evento: 
SIMPÓSIOS CIENTÍFICOS DOS MEMBROS AFILIADOS DA ABC | ED.04 • QUÍMICA DE MATERIAIS E ALIMENTOS
 29/06/2021 - 16:00 até 18:00
 SIMPÓSIOS CIENTÍFICOS DOS MEMBROS AFILIADOS DA ABC | ED.04 • QUÍMICA DE MATERIAIS E ALIMENTOS

Apresentação

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  

Conheça os membros afiliados da ABC que vão apresentar suas pesquisas superinteressantes: modificações químicas de polissacarídeos para aplicações em diferentes áreas; busca por novas ferramentas para nos proteger da guerra química; desenvolvimento de revestimentos carbonosos com propriedades bactericidas, antivirais e anticorrosivas; desenvolvimento de unidades de armazenamento de dados magnéticos de alta densidade; e novas possibilidades de investigação usando a tecnologia de impressão 3D!

O 4º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será coordenado pelo Acadêmico Oswaldo Luiz Alves (Unicamp, vice-presidente da ABC para a região São Paulo).

Programação

  • Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI)
    “A versatilidade de polissacarídeos naturais e modificados quimicamente”
    Professor associado do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência e Engenharia dos Materiais e no PPG em Química. Coordena, ainda, o Núcleo Interdisciplinar de Materiais Avançados.

  • Elisa Souza Orth (UFPR)
    “Agroquímicos e terrorismo: estamos seguros?”
    Professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lidera o grupo de pesquisa Grupo e Catálise e Cinética (GCC) e é a atual vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química. Recebeu diversos prêmios como reconhecimento de seu trabalho, incluindo o Para Mulheres na Ciência L´Oréal-Unesco-ABC (Brasil) em 2015.

  • Fernanda Roberta Marciano (UFPI)
    “Produzindo filmes finos com funções bactericidas, antivirais e anticorrosivos”
    Professora titular-livre do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais. Embaixadora do Projeto Parent in Science (Região Nordeste) desde 2020.

  • Giordano Poneti (UFRJ)
    “Novos interruptores moleculares magnéticos”
    Professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atua também como docente no Programa de Pós-Graduação em Química. Pós-doutorado na Universidade de Florença, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj desde 2019.

  • Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz  (UFU)
    “Como a impressão 3D pode auxiliar na construção de sensores eletroquímicos para o controle de qualidade de alimentos?”
    Professor associado, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Editor associado do Journal of the Brazilian Chemical Society desde 2018, diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) 2020-2022.

  • Wanderson Romão (Ufes)
    “Desenvolvimento de métodos e produtos tecnológicos para segurança pública e alimentar”
    Professor e diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES e do Programa de Tecnologias Sustentáveis do IFES, campus Vitória. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D.

   

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
24/06/2021 - 16:00 até 29/06/2021 - 16:00

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.

Localização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: