Curso 4: Fermentação de bebidas alcoólicas

Cartaz do Evento: 
Cartaz de divulgação do Evento
 27/09/2021 - 19:00 até 01/10/2021 - 22:00
   gastronomiamolecular2021@gmail.com

Apresentação

Dando sequência ao projeto de extensão sobre a série de cursos que envolvem alimentação e gastronomia, o Programa Interdisciplinar de Formação e Divulgação Científica em Gastronomia Molecular realiza seu quarto curso, intitulado “Fermentação de bebidas alcoólicas''. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU), coordenado pela professora Elaine Kikuti. 

Com o objetivo de desenvolver estratégias para estabelecer trocas de aprendizados entre acadêmicos, profissionais e população, levando formação e trazendo aprendizados para melhorar as ações extensionistas e a formação dos discentes, o projeto tem como público-alvo a comunidade em geral. Até o momento já foram oferecidos três cursos, de forma totalmente on-line e gratuita, relacionados ao tema Gastronomia Molecular, criando oportunidades para a interação e a comunicação entre a universidade e a sociedade. 

As próximas atividades ocorrerão dos dias 27 de setembro a 1º de outubro. As inscrições são limitadas e podem ser feitas via formulário. O curso será totalmente gratuito e realizado de modo remoto, com transmissão pelo canal do projeto no YouTube

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais:

 

Programação

Dia 1 (27/09, segunda-feira)

  • "O que é fermentação? Tipos de substratos para produção de bebidas alcoólicas fermentadas: malte, uva e cana", com Luciana Calábria (Icenp/UFU) e Guilherme Garcia da Silveira (Icenp/UFU)

 

Dia 2 (28/09, terça-feira)

  • "Tecnologia de vinificação: aspectos químicos e sensoriais", com Maurício Castilho (Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Unidade Frutal)

 

Dia 3 (29/09, quarta-feira)

  • "Introdução; Produção e qualidade da cachaça de alambique", com Harumi Otaguro (UFPR – Campus Pontal do Paraná); Marco Antonio e Edmilson Cesar (Cachaçaria Batista – Sacramento/MG)

 

Dia 4 (30/09, quinta-feira)

  • "Aspectos históricos, e processos biológicos, químicos e tecnológicos na produção de cerveja", com Janaína Fischer (Universidade de Passo Fundo - UPF)

 

Dia 5 (01º/10, sexta-feira)

  • "Harmonização de bebidas e pratos; Mercado da fermentação", com Alexandre Azenha Alves (Icenp/UFU); Hélio Carlos Miranda de Oliveira (ICH/UFU); Thiago Magalhães Resende (Nuh Beer – Uberlândia-MG)
  • Dinâmica de avaliação: Que bom, que pena e que tal?

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
20/09/2021 - 01:00 até 24/09/2021 - 23:59

Localização

Realização

Instituto de Química da UFU
Tipo de evento: 
Natureza do evento: