Possibilidades e Usos do Instagram para o Ensino de História

Cartaz do Evento: 
 18/06/2020 - 14:00

Apresentação

O Laboratório de Pesquisa e Ensino em História (Lapeh), do curso de História, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU) inicia, neste mês de junho, as atividades do projeto de extensão "Diálogos Sobre Ensino de História". Sob a coordenação do professor Wellington Amarante Oliveira, o projeto tem por objetivo colaborar na formação continuada de docentes atuantes na disciplina de História na educação básica, na formação inicial de discentes do curso de História e na formação geral da comunidade externa. O projeto integra a Rede #UFUemCasa, que tem desenvolvido atividades de extensão remotas neste período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

O Diálogos Sobre Ensino de História realizará encontros com professores convidados para discutir temas ligados aos desafios de se ensinar História. A cada encontro, um professor atuante na educação básica e com destacada formação acadêmica compartilhará com o público suas experiências.

Os encontros serão transmitidos, via YouTube, no Canal “Lapeh nas Redes”, e os inscritos receberão certificado de participação. Estima-se que o projeto contribua para a troca de conhecimento entre os professores da educação básica, discentes em formação na universidade e comunidade externa em geral.

O primeiro encontro está marcado para a próxima quinta-feira, dia 18, às 14h, e tem como tema: “Possibilidades e usos do Instagram no Ensino de História”, com o professor Carlos Almeida. Ele é mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); professor de História no Ensino Fundamental II dos Colégios Cristo Rei e Braga Mello na cidade de Presidente Prudente (SP); realizou Estágio de Pesquisa no Exterior na França, em 2016. Em seu perfil no Instagram, produz conteúdos sobre temáticas históricas.

 

>> Agende-se

Veja as datas, temas e convidados dos próximos encontros do Diálogos Sobre Ensino de História:

 

02/07 - "O YouTube como plataforma educativa no ensino de História"

Anelize Vergara – mestra em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus Assis. Professora de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Fundação Antonio Antonieta Cintra Godinho na cidade de Jundiaí (SP). Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior na Universidade de Paul Valéry III, em Montpellier, França, em 2013. É criadora do Canal Profa Anelize no YouTube.

 

10/08 - "O WhatsApp e o Ensino de História"

Cristiano Gomes Lopes – mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Professor de História na rede estadual de ensino do Pará. Autor do livro Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos de Whatspp como extensão da sala de aula.

 

24/08 - "Usos e abusos do cinema na sala de aula"

Gilmar Alexandre da Silva – doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor de História no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Ituiutaba. Autor de inúmeros artigos, com destaque para “Ensino de História, educação profissional e as imagens no tempo”, publicado em Cadernos de Pesquisa do CDHIS.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/06/2020 - 11:15 até 18/06/2020 - 14:00

As inscrições para a atividade podem ser feitas via formulário on-line ou pelo e-mail lapeich@gmail.com.

Outras Informações

Área do conhecimento: 
Natureza do evento: