I Linguafro - Formação de Professores

Cartaz do Evento: 
 10/04/2021 - 14:00 até 27/07/2021 - 16:30
   linguafro.ufu@gmail.com   Instagram / Facebook

Apresentação

O grupo de estudos e pesquisa em poéticas afrolatinoamericanas e educação para as relações étnico-raciais "Yalodê Geplafro" convida toda a comunidade acadêmica para a mesa de abertura do "I Linguafro - Formação de Professores", primeiro curso voltado para a formação de professores em formação e em serviço, tendo como principais objetivos: promover o acesso e discussão formativa das relações étnico-raciais; descolonização do currículo para o ensino de línguas; e promoção de difusão de representações afirmativas para a população e a comunidade negra no mundo diaspórico, por intermédio das práticas pedagógicas com línguas estrangeiras.

O grupo de estudos "Yalodê Geplafro" é um coletivo de pesquisa que promove discussões sobre o agenciamento negro na pesquisa acadêmica. O coletivo atua há 10 anos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculado ao Instituto de Letras e Linguística (ILEEL/UFU), e discute questões referentes a raça, gênero e sexualidades, vinculados à produção do conhecimento científico e às poéticas transgressoras.

O curso será inteiramente on-line, com uso da plataforma Microsoft Teams. Os canais para esclarecimento de eventutais dúvidas e/ou obtenção de mais informações são o e-mail linguafro.ufu@gmail.com e as redes sociais do grupo (@linguafro).

Programação

A mesa de abertura e a primeira aula aconteceram no dia 10 de abril, com a presença do diretor do ILEEL/UFU, professor Ariel Novodvorski, do pró-reitor de Extensão da UFU, professor Hélder Eterno da Silveira, dos três representantes do "Yalodê Geplafro", Lucas Fabiano Oliveira Costa (coordenador-geral), professora Cintia Camargo Vianna (coordenadora-pedagógica) e professora Nicea Quintino Amauro (coordenadora-executiva), além de Dandara Tonantizinras, que é vereadora e ativista do Movimento Negro e Feminista em Uberlândia. 

O "I Linguafro - Formação de Professores" contará com encontros semanais aos sábados, das 14h às 16h30, até o dia 27/07/2021. Vale destacar que o programa conta com mais de 500 professores inscritos, além de pesquisadores renomados de todo o país ministrando as aulas e módulos do curso. Veja, abaixo, a programação completa do evento:

Arquivos: 

Realização

ILEEL
Tipo de evento: 
Natureza do evento: