Ciclo de Debates: Língua e Norma(s)

Cartaz do Evento: 
 11/09/2020 - 14:00

Apresentação

Promovido pelo Núcleo de Estudos da Norma Linguística (NormaLi), vinculado ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), o "Ciclo de Debates: Língua e Norma(s)" ocorrerá ao longo do segundo semestre e terá suas transmissões via YOUTUBE

A primeira conferência será realizada no próximo dia 11 de setembro, às 14 horas, com o tema "Questões em torno de resistência e conflito linguístico na Espanha: representações na série Merlí". A proposta é, a partir de algumas cenas da série catalã, discutir e refletir acerca da situação linguística no  território da Catalunha. Para tanto, será dado destaque ao processo de negociação de língua na conversação, visto que esta opera sobre uma realidade criada a partir de uma situação conflitiva. Dessa forma, espera-se caracterizar os elementos que estão em jogo, geralmente implícitos, e que guiam a disputa de forças entre os agentes comunicadores.

A conferência estará a cargo da professora Paula da Costa Souza, graduada em Letras Português(bacharelado)/Espanhol(licenciatura) pela Universidade de  São Paulo (USP), instituição na qual também realizou os estudos de mestrado e doutorado. Cursou o Màster en Iniciació a la Recerca en Humanitats na Universitat de Girona, com bolsa do governo catalão e foi contemplada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) no Programa de Doutorado Sanduíche para concluir seu estudo também na Universitat de Girona.

Haverá emissão de certificado, a ser liberado a partir de dezembro. Para ter direito ao documento, será necessário preencher o formulário que estará disponível durante a conferência.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Outras Informações

Realização

ILEEL
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: