III Mostra PARALELA

Cartaz do Evento: 
 13/11/2017 - 09:00 até 18/11/2017

Apresentação

Lugar para acontecimentos em dança e performance, tendo as artes do corpo como atravessadoras e produtoras de tensão, a Mostra PARALELA surge a partir do desejo de criar espaços de troca entre os artistas que atuam na área, tanto da cidade de Uberlândia como em outros lugares. O evento chega à terceira edição e conta com uma ampla programação entre os dias 13 e 18 de novembro. O projeto conta com o financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Uberlândia (PMIC) e o apoio do curso de Dança do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU).

Após uma convocatória para composição da programação artística, o projeto obteve mais de 90 respostas de artistas de diversos lugares do Brasil e países da América Latina. Sob a curadoria de Alexandre Molina, Marcelo Camargo e Ricardo Alvarenga, nove trabalhos foram selecionados para compor parte da mostra, que conta com diversas outras atividades durante a semana.

A programação do PARALELA tem o “entre” como dimensão de ancoragem das ideias e ações. São trabalhos de dança e performances que transitam em lugares diferentes, dialogam com a música, com as artes visuais e com o cinema. Acontecem em lugares abertos, fechados, lugares pouco prováveis para um acontecimento artístico e que têm como preceito provocar, instigar e trazer o debate.

A primeira edição aconteceu em 2015, nas dependências do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e contou com uma programação de residência artística, bate-papo sobre performance e mostra de trabalhos. Na edição de 2015, a convidada para esse espaço de trocas foi a artista Michelle Mattiuzzi. Em 2016, o projeto, em função da crise política, aconteceu num formato menor, contanto com uma residência artística com o Henrique Saidel e uma roda de conversa sobre arte e política. No ano de 2016, a programação artística da mostra aconteceu conjuntamente com o Sala Aberta – evento de compartilhamentos de processos do curso de Dança da UFU.

Para a terceira edição do projeto, a programação traz residência artística, mostra de trabalhos, palestra, lançamento de livro, além de exibição de filme. A mostra de 2017 conta com artistas de Salvador, Curitiba, São Paulo, Osasco, Catanduva, Outro Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Uberlândia.

Programação

Acesse a programação.

 

Confira as principais informações do evento no Facebook:

Fan-page

Evento

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5U, 5S, 1J, 3P, MUnA, Escola Livre do Grupontapé de Teatro, Trajeto Oficina Cultural, F5 Pub
Tipo de evento: 
Natureza do evento: