Festival do Filme Documentário e Etnográfico - Fórum de Antropologia e Cinema

Cartaz do Evento: 
 17/10/2019 - 14:00 até 18/10/2019

Apresentação

O Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia e Cinema (Forumdoc.bh) possui um braço itinerante que chega a Uberlândia nos dias 17 e 18 de outubro, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A coordenação é do Laboratório de Antropologia Linguagens e Saberes (Lalis), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (Incis).

Realizado pela Associação Filmes de Quintal há 22 anos na capital mineira, o festival promove esta mostra itinerante há 11 anos, percorrendo diversas cidades de diferentes regiões de Minas Gerais. A ideia é promover o encontro entre espectadores de diferentes locais e importantes expressões audiovisuais, além de proporcionar aos espectadores das cidades mineiras uma experiência estética e reflexiva por meio das sessões abertas, gratuitas e comentadas. “É uma oportunidade ímpar de aliar fruição estética e  reflexões acerca da alteridade e dos encontros e desencontros que podem se dar na – e por meio da – produção audiovisual”, resume a professora do Incis/UFU Valéria de Paula Martins.

Reconhecido atualmente como um dos mais importantes festivais do gênero, com ampla receptividade e sucesso de público, o Forumdoc.bh reúne produções cinematográficas do Brasil e de diversos países do mundo. Associa pesquisa, produção e divulgação do conhecimento, com destaque para a antropologia e o uso de recursos audiovisuais, consolidando-se como importante projeto de divulgação de um cinema de inovação e experimentação de formatos, como o do filme etnográfico e o cinema de invenção, que estabelecem novas perspectivas formais, novas relações com a diversidade cultural e com as questões existenciais, sociais e políticas de nosso tempo.

“Conforme os objetivos e preceitos do festival, consideramos que a realização do Forumdoc.mg em Uberlândia vem ao encontro dos objetivos de uma instituição de ensino superior, associados à formação continuada e ampliada de estudantes, professores e técnicos, por meio da arte e da cultura. Esta mostra itinerante também converge com as ações de extensão que devem permear a atuação da universidade, buscando-se o diálogo contínuo e qualificado com a comunidade tanto da cidade quanto da região onde ela se encontra”, conclui Martins.

Haverá emissão de certificados. Para mais informações, acesse a página "Antropologia UFU" no Facebook.

Programação

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 1S - Sala(s) Anfiteatro