Ações educativas para prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

 08/05/2017 - 08:00 até 12/05/2017 - 22:00

Apresentação

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, e ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, 15 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (SCIH/HCU/UFU) promove ações educativas para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

De 08 a 12 de maio, serão distribuidos, no saguão do hospital, folhetos explicativos e informes para profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes. Segundo os organizadores, um dos objetivos desta semana é conscientizar familiares e acompanhantes da importância do seu papel na prevenção destas infecções. No dia 11, no Anfiteatro do bloco 2A, no Campus Umuarama, haverá palestras e apresentação cultural sobre os temas tratados.

De acordo com os especialistas, a higiene de mãos de maneira adequada, o uso de equipamentos de proteção individual e a correta limpeza de ambientes e superfícies são fundamentais para a prevenção da disseminação de micro-organismos patogênicos evitando a transmissão das infecções.

Programação

No dia 11, as palestras terão início às 13h, com os seguintes temas (não necessariamente nesta ordem):

"Epidemias e pandemias e o seu impacto na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde” – Prof. Maria Clara Padoveze (USP)
“Prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à Saúde no Brasil” – Prof. Plínio Trabasso (Unicamp)
“Estudo Multicêntrico de IRAS em UTIs de adultos em Minas Gerais” Iolanda Alves Braga (Enfermeira – HC/UFU)

Além disso, haverá apresentação cultural sobre a importância da lavagem das mãos.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Tipo de evento: 
Natureza do evento: