Oficinas de Estimulação Cognitiva 2021

13/04/2021 - 17:00 jusqu'à 19/10/2021 - 18:00
   dipae@proae.ufu.br

La maison

Vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae) promove as oficinas de estimulação cognitiva, que, neste ano de 2021, estão em sua terceira edição.

Voltadas para apoiar os estudantes durante as aulas remotas da UFU, as oficinas têm embasamento teórico/metodológico nas neurociências, especialmente na neuropsicologia cognitiva e comportamental. Por meio deste referencial teórico e científico, são levadas informações de ponta para que os estudantes reavaliem os comportamentos e métodos adotados em seu cotidiano de estudos e tenham condições de implementar mudanças, orientadas pela equipe da Dipae, em seus estilos de ação, para, então, observar os benefícios que estes conhecimentos aplicados na vida diária podem oferecer.

Este tipo de intervenção é geralmente oportunizado em contextos clínicos de reabilitação neuropsicológica para população clínica. A inovação desta proposta da UFU é adaptar o conhecimento para a promoção de desenvolvimento e aprendizagem de população não clínica de estudantes universitários.

O método das oficinas alia psicoeducação – explicação sobre o que são os processos cognitivos e como melhor aproveitá-los -; exercícios práticos ao vivo e em grupo, instruções de tarefas de casa para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Também poderão ser utilizados vídeos, textos, música e tarefas como métodos de aprendizagem. As atividades em grupo tornam o momento mais rico, uma vez que dão a oportunidade de trocar experiências e aprender uns com os outros.

Os temas foram organizados por habilidades: Atenção, Memória, Emoções, Técnicas e Estratégias de Estudos e Habilidades Sociais.

Coût de l'événement:
Période d'inscription:
01/04/2021 - 00:00 - 05/10/2021 - 12:00

As oficinas acontecerão em módulos, entre os meses de abril e outubro, e as inscrições serão realizadas para cada módulo por meio do link: https://forms.gle/jGazJ9M27S7K75Kz7

Módulos:

• Módulo de Atenção (13/04 e 27/04);
  • Módulo de Memória (11/05 e 25/05);
  • Módulo de Emoções (10/08 e 24/08);
  • Módulo de Técnicas e Estratégias de Estudos (14/09 e 28/09);
  • Módulo de Habilidades Sociais (05/10 e 19/10).

Não há limite de inscrições. O único pré-requisito é estar matriculado em um dos cursos da UFU.

Realização:

• Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dires/Proae/UFU)

Responsáveis:

• Paula Lemes (psicóloga e neuropsicóloga)
  • Leiliane Bernardes Gebrim (psicóloga e neuropsicóloga)